Estudo aponta soluções para enchentes da região do Vale do Itajaí - Jornal Cruzeiro do Vale

Estudo aponta soluções para enchentes da região do Vale do Itajaí

21/02/2011

A pesquisa foi realizada através de um acordo de cooperação feito entre o Governo do Estado e do Japão. Técnicos japoneses da Agência de Cooperação Internacional do Japão,ou o Jica, estudaram cerca de 15 mil quilômetros da Bacia do Rio Itajaí-Açú.

Segundo a Técnica do Projeto, Reginete Pancera, algumas medidas foram apresentadas pelo estudo como, construção de sete novas barragens pequenas ao longo da bacia e de uma grande em Brusque, de um canal extravasor até o litoral, alargamento e aprofundamento do Rio.

Além da contenção das águas das chuvas nas arrozeiras e de um dique em anel na cidade de Ilhota. Para ela, estas propostas apresentadas revolveriam os problemas com enchentes que acontecem de cinquenta em cinquenta anos na região.

O estudo será apresentado em uma reunião na próxima segunda-feira com o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM). A intenção, de acordo com Pancera, é tentar liberar recursos e saber em qual das medidas os trabalhos devem começar. Já que os investimos ficam na ordem de R$ 2 bilhões.

Além das enchentes, o projeto Jica apresentou propostas quanto aos deslizamentos e também  sistemas de alerta.

A ambientalista e professora que faz parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açú, tem conhecimento do estudo, mas prefere ainda não se pronunciar.

 

fonte Rádio Nereu

Comentários

cecilia werner
23/02/2011 09:30
2 bilhães para barragens, para os alagamentos ? E os deslizamentos ? E o aquecimento clobal? Qual é a prevenção ? Resposta hurgente !quanto mais agredir pior vai ficar .A nossa proteção está no solo e não nas profundezas .Plantar e preservar acima de tudo respeitar as florestas nativas é a melhor solução preventiva e permanente o brasileiro conhece a sua terra e sabe muito bem o quanto já destruiu nos ultimos 10 anos. Proteção e prevenção das montanhas ? somente as matas atlanticas pode oferecer,para uma vida segura nas painícies além de outros beneficIos oxigenio equilibrio ambietal e a volta da cadeia alimentar que está comprometida pela ação incorreta de alguns seres humanos as futuras geraçães tem o direito de conhecer as paisagens naturais e viver dignamente de bem com a natureza

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.