Festa lembra a história da escola Mário Pederneiras - Jornal Cruzeiro do Vale

Festa lembra a história da escola Mário Pederneiras

12/06/2010

 

desmanchandoaantigaescolademadeirasepiaMD.jpgA direção da Escola de Educação Básica Mário Pederneiras decidiu deixar a tradicional fogueira de São João de lado para dar lugar à história da construção da escola.


A festa junina realizada todos os anos foi transformada em uma festa histórica, que vai reunir pais, ex-alunos e antigos diretores e professores em um momento especial de homenagens e comemorações. A festa acontece neste domingo, 13 de junho, a partir das 14 horas, na própria escola e vai homenagear os educadores que passaram pela escola no período de 1950 a 1980.


A ideia de buscar a valorização da história surgiu a partir de um projeto de leitura, que neste ano teve como tema a história. ?Decidimos então fazer uma leitura do passado em comparação com o presente?, conta uma das idealizadoras do projeto, a coordenadora pedagógica Solange R. S. Venturini.


Durante todo o mês de maio os alunos de todas as turmas realizaram pesquisas sobre como era a escola nos anos passados; fizeram entrevistas com ex-alunos e moradores do bairro onde a escola está inserida, a Lagoa; e coletaram fotos, objetos e utensílios antigos. Um vídeo com fotos montado por Solange também foi exposto às crianças e mostrava a história da escola desde as primeiras festas, até as reuniões e a construção do prédio atual. ?Com isso criou-se um contexto em que os alunos entenderam a mudança do tema e como é importante valorizar a escola que elas têm hoje, bem como as pessoas que ajudaram a construí-la?, explica Solange. Com base nestas descobertas os alunos atuais farão homenagens aos ex-alunos e educadores da escola.


?A homenagem, sem dúvida, será muito bonita, pois trará o passado remoto ao presente, em uma viagem de saudosismo e alegrias?, comenta a diretora da escola Claudete L. Nagel de Andrade.

 


A História

Buscar a história da escola Mário Pederneiras foi uma tarefa bastante difícil, pois existem poucos registros sobre o educandário. Muitas informações foram levantadas com ex-alunos e moradores do bairro, que guardavam na memória um pouco dos fatos que marcaram a instituição.


Segundo as pesquisas realizadas pelos alunos e professores, a escola foi uma das primeiras da cidade, e deve ter mais de noventa anos. No início era mantida pelo Governo do Estado, mas na década de 1990, quando ocorreu a municipalização do ensino, tornou-se uma escola municipal.


Os únicos documentos guardados sobre a escola datam de 1949. Segundo os moradores, a falta de documentos é consequência de um incêndio que ocorreu na escola antes deste período.
A primeira escola funcionava em uma pequena casa de madeira com infra-estrutura precária. Alguns moradores dizem que a casa ficava próximo a igreja católica do bairro, outros afirmam que ficava onde hoje funciona o posto de saúde.


Depois a escola mudou para o local onde funciona até os dias atuais. Primeiro era uma escola de madeira, porém entre o final da década de 70 e o início dos anos 80 a escola foi desmontada e um novo prédio, de alvenaria, foi erguido para oferecer melhor infraestrutura aos estudantes do bairro Lagoa.


A maioria dos professores que trabalhavam na escola precisavam ir de batera, atravessando o rio para chegar na Margem Esquerda, onde estava a escola, ou de carroça. Muitos dos ex-professores eram de outras cidades, fato que dificultou ainda mais o trabalho de pesquisa e resgate histórico.

 

Lista dos professores encontrados nos livros de matrícula da escola. 

OBS : Alguns nomes são de sobrenome de solteiro


 
1946 - Maria do Carmo Magalhães
1949 - Emíla Pereira; Elisa Zimermmann
1962 - Zenaide Spengler
1963 - Diretora : Maria Zenaide Spengler;  Beatriz M. Leandro; Rosa Maria Zimmermann
1964 - Alzira Olindina da rosa; Edino Egídio Moreira; Hilda Alaide ventura
1965 - Mônica Da Costa Schmitt
1966 - Olga francisca Reinert; Ivete Maria Schmitt; Rosa da Graça Schmitt
1967 - Maria de Fátima Dadam; Ione da Paixão Melin; Maria Rosália Corsani
Diretor: Rudi Marcionollo Melim até 1969
1969 - Marlete Debortoli; Ivete Maria Schmitt; Hilda dos Santos
1970 - Maria Eduarda J. Da Silva; Diretora- Ana Maria E. Lemos; Osmarina Oliveira Domingos; Zulma Schmitt da Costa
1971 - Diretora: Elza Correa; Valéria Petermann; Catarina Clara Bittencourt
1973 - Merei Maria Spengler; Itelvina P. Dagnoni; Merci Maria Spengler; Célia Clemente
 1974 - Diretora; Joana Marcia Beiler; Maria Esonita Schmitt; Osmar Valle
 1975 - Maria Muller
1976 - Sebastião Reni Costa; Odalê Léa Vansuita;  Rosânia Maria Scmitt; Marilse Toniolli
1977 - Diretora; Maria Luzia Beiler; Maria das Graças da Silva; Marialva S. Sestren
1978 - Vilma Boettger; Angela Maria Schramm; Isabel Cristina Schmitt e Também Maria Roselânia da Silva, Zenita de Oliveira , Jane Roseli Reis, Josiani M. Franzói, Edir Macedo Bittencourt, Elisabeth Zeferino.

construaodasnovassalasdealvenariaem1984sepiaMD.jpg

Comentários

Edir Macedo Bittencourt
13/08/2011 21:41
Parabéns para ees comunidade que hoje trabalha neste educandário...
Encontrei somente hoje essa história maravilhosa que nos faz lembrar o passado...
Foi uma época difícil, era de carona de padeiro que ia.
Mas tenho muitas lembranças boas, principalmente da Rosália.
Um forte abraço à todos...

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.