O Ministério da Integração Nacional publicou na quinta-feira (3) no Diário Oficial da União (DOU) o reconhecimento do estado de calamidade pública do município de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, em função dos estragos causados por um vendaval em 16 de outubro. Segundo a Defesa Civil, com o temporal, 97.298 pessoas foram afetadas.
De acordo com o coordenador regional de Defesa Civil de Tubarão, Anderson Martin, os recursos, cujo valor ainda não foi divulgado, devem ser destinados para aquisição de telhas para cobertura das casas danificadas pelo vendaval.
“Em situações assim, é feito o que chamamos de DL (dispensa de licitação) para compra imediata de material. Em um segundo momento, um engenheiro designado pela União avalia quantas casas precisam ser reconstruídas. Então, um plano de trabalho é elaborado junto com a prefeitura para dar assistência a essas famílias”, explicou Martin.
Conforme o município, o estado de calamidade foi decretado pois os danos causados com o vendaval “comprovadamente excedem a capacidade do poder público local de responder à crise instalada e de gerenciá-la”, informou a prefeitura.
Além dos quase 98 mil atingidos em Tubarão, uma menina de 7 anos morreu na cidade. Ao todo, 21 ficaram feridos. Oito ficaram desabrigados e 8 desabrigados e 3.512, desalojados. Foram mil casas e 30 instalações públicas atingidas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).