Grupos garantem a animação da Estraatfest - Jornal Cruzeiro do Vale

Grupos garantem a animação da Estraatfest

22/06/2010



fotopg9abre1MD.jpgNem mesmo a chuva que caiu durante todo o domingo desanimou os integrantes dos 40 grupos que participaram da tradicional Estraatfeest. A festa teve como principal objetivo comemorar os 52 anos de emancipação política da cidade de Ilhota e reuniu centenas de pessoas para momentos de muita música, diversão e lazer na rua Leoberto Leal.

MAIS FOTOS DESTE EVENTO AQUI

O grupo ?Os Farruafults? estiveram presente pela primeira vez no evento mas asseguram que pretendem retornar nos próximos anos. ?A organização está muito dez. É uma grande oportunidade de nos confraternizar com nossos amigos e familiares?, conta o mecânico de manutenção, Jonas Marcelo Dias, 27 anos.

A mesma opinião é compartilhada por um grupo só de mulheres. São as Mulheres Unidas, Festa Garantida - MUFG. ?Só um homem foi autorizado a entrar no nosso grupo. Ele é o assador?, explicam aos risos. ?A nossa expectativa foi suprida. Aliás, está muito melhor do que esperávamos?, acrescenta a comerciante de 40 anos, Joana Castlaim.

A festa seguiu durante todo o dia, até às 15h30, quando todos pararam para conferir a performance da seleção brasileira contra a Costa do Marfim. Após, alguns grupos ainda permaneceram no local e a festa seguiu até o cair da noite.



Comemorações

Além da Estraatfest, diversos outros eventos foram organizados pela Prefeitura de Ilhota para comemorar o aniversário da cidade. Entre eles destacam-se a Noite Cultural, que reuniu 500 pessoas em frente à Prefeitura na noite de sábado, 19; e a Missa Sertaneja, que reuniu cerca de 300 fieis na Igreja Matriz São Pio X.

As festividades encerraram nesta segunda-feira, 21, dia de aniversário do município, quando a Secretaria de Turismo promoveu, em parceria com a Costa Verde & Mar, um passeio ciclístico pelo interior da cidade. o passeio sorteou várias bicicletas.



O nome

Esta foi a primeira vez que a já tradicional festa de rua de Ilhota ganhou o nome de Estraatfest.

O nome em neerlandês, língua falada na região de onde vieram os primeiros imigrantes belgas, foi escolhido para diferenciar a festa ilhotense dos Stammtischs, realziados em diversas cidades da região, todas com colonização alemã.

?Estraatfeest? designa uma rua de festa, ao pé da letra. ?Este novo nome faz parte de um resgate histórico e cultural, ainda mais neste ano em que completa-se 165 do início da colonização belga?. explica o diretor de Cultura, Raul Fernando dos Santos.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.