Atualmente, somente pessoas entre dezoito e sessenta e cinco anos de idade podem ser doar sangue. De acordo com dados do Hemosc, Centro de Hemoterapia e Hematologia de Blumenau, os doadores estão na faixa etária dos trinta anos. A preocupação é que ao passar dos anos as doações caiam ainda mais. Po isso A Organização Mundial da Saúde discute sobre aumentar a idade para doadores. Para o Chefe de Divisão Técnica do Hemocentro, Alexandre Geraldo, é importante que a terceira idade também faça sua doação de sangue.
O Hemosc de Blumenau não possui nenhum levantamento quanto ao número de idosos doadores. Apenas com pessoas acima dos trinta anos de idade. Desde a inauguração do centro na cidade, mais de doze mil blumenauenses se inscreveram para fazer as doações. Desses apenas nove mil estavam aptos a doar. E apenas cinco mil são maiores de trinta anos. É importante lembrar que todo doador deve estar ciente de sua saúde para saber a qualidade do sangue que será coletado. Segundo Alexandre, os doadores são conscientes quanto as práticas do dia-a-dia.
De acordo com o Chefe de Divisão Técnica do Hemocentro de Blumenau, o estoque sanguíneo hoje está regular. Porém, só continua nesta situação se as pessoas continuarem realizando suas doações. Os tipos O (-) negativo e A (-) negativo, são os que mais ficam em falta e por isso é importante a doação.
fonte Nereu Ramos
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).