Hemosc necessita de doações para manter estoques de sangue - Jornal Cruzeiro do Vale

Hemosc necessita de doações para manter estoques de sangue

20/04/2021

Urgente! O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) está com os estoques de sangue em níveis de alerta e reforça a necessidade de doações, especialmente dos tipos A+, A-, O+ e O-. Para garantir a segurança de todos, a coleta está funcionando com horário agendado.

Michelen Debiasi, assessora técnica da instituição, explica que a necessidade de transfusões pelos hospitais e clínicas se mantém, independentemente da pandemia. E, além das cirurgias de emergência, há os atendimentos devido a acidentes de trânsito e de trabalho, violência urbana, entre outros.

A profissional destaca que o agravamento no número de casos de coronavírus nos últimos meses contribuiu para a diminuição do fluxo de doadores, já que aqueles que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ou contraíram o vírus ficam inaptos para a doação por 14 ou 30 dias, respectivamente.

Quem pode doar

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

Edição 1999

Comentários

Humberto franciosi
20/04/2021 17:44
Porque que gaspar não tem ainda um banco de sangue, ou uma parceria com uma unidade móvel para a doação de sangue, temos que se deslocar até Blumenau sempre dai fica mais difícil. Pensem nisso, podemos salvar mais vidas se coletarem em Gaspar o sangue

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.