Daqui a uma semana os melhores pilotos do mountain bike do Brasil estarão em Santa Catarina. Ibirama, capital catarinense do turismo de aventura, vai sediar o Campeonato Brasileiro de Downhill e Four Cross entre os dias 28 e 31 de julho. Uma prova extra também promete surpreender o público: o 1º Campeonato Brasileiro de Pump Track.
Serão três pistas para receber os 350 atletas. A competição é organizada pela Associação Ibiramense de Ciclismo, supervisão da Federação Catarinense da modalidade e apoiada pela Prefeitura de Ibirama.. As provas valem pontos para o ranking nacional e vaga para o mundial em setembro na Suíça. Em cada modalidade, uma pista diferente e especialmente preparada. Conheça mais detalhes sobre as provas e cada pista que os bikers terão que vencer:
Downhill (DH): o ciclista passa por um percurso em descida, com poucas retas, em um terreno bastante irregular, com jumps (pontos de salto), gaps (vãos a serem transpostos com ou sem ajuda de rampa) e drops (grandes degraus onde o ciclista se deixa "cair" para transpor). A pista de Ibirama é considerada uma das melhores do país para a modalidade e uma das mais completas com partes de pedal, raízes e saltos. São 1.850 metros com um desafio maior nos saltos gigantes e técnicos que tem, em média, de 6 a 17 metros de distância. O tempo recorde do percurso é de 2min7seg. Nesse tipo de prova é preciso usar capacete full-face (fechado que protege o queixo, parecido com o de motociclismo), joelheira com caneleira e muitas vezes colete e cotoveleira. Os ciclistas descem um a um, com tomada de tempo individual.
Four Cross (4X): possui obstáculos inspirados do bicicross em um terreno inclinado, tendo largada com gate, onde quatro competidores descem simultaneamente. Também tem influência do Dual Slalom. A pista de four cross de Ibirama tem 800 metros e é considerada pelos pilotos uma das mais rápidas e inclinadas de Santa Catarina. Foi construída em 2007 para o Campeonato Brasileiro, hoje está reformulada com novas curvas e saltos.
Pump Track: é um mix de todas as modalidades do ciclismo. Pump Track significa ?pista de bombar?. Os atletas têm que vencer uma série de obstáculos de rolamento (rolers) e curvas inclinadas nas quais os atletas ganham força e conseguem velocidade sem a necessidade de pedalar a bicicleta.
Texto: Assessoria de Imprensa do evento
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).