Idoso de Blumenau realiza sonho de tomar banho de mar através de projeto dos bombeiros - Jornal Cruzeiro do Vale

Idoso de Blumenau realiza sonho de tomar banho de mar através de projeto dos bombeiros

13/01/2025
Idoso de Blumenau realiza sonho de tomar banho de mar através de projeto dos bombeiros

Morador de Blumenau, Ademir passou 69 anos aguardando realizar um sonho que, finalmente, se concretizou no início de 2025. Ele teve a oportunidade de desfrutar do seu primeiro banho de mar nas águas da praia da Conceição, em Bombinhas. Esse momento especial foi possibilitado pelo projeto “Praia Acessível”, uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que oferece cadeiras anfíbias para pessoas com mobilidade reduzida.

Acompanhado de sua irmã, Adenita, e sua sobrinha, Larissa, Ademir viveu um dia inesquecível. "Foi uma experiência muito marcante. Já visitamos essa praia há anos e sempre ouvimos falar das cadeiras, mas nunca as vimos por aqui. Quando soubemos que estavam disponíveis, aproveitamos imediatamente", relatou Adenita, visivelmente emocionada.

Ademir foi afetado pela poliomielite quando tinha apenas três meses de idade e, atualmente, é acompanhado de perto por sua irmã, que também é sua cuidadora. Mesmo com as limitações, ele demonstra um entusiasmo contagiante quando se depara com novas oportunidades. "No início, ele ficou um pouco receoso, mas logo se encantou! Para ele, tudo o que é novo é motivo de celebração", compartilhou Adenita, com um sorriso no rosto.

Projeto 'Praia Acessível'

Desde 2013, o projeto “Praia Acessível” vem mudando a vida de muitas pessoas, promovendo a inclusão nas praias catarinenses. Criado pelo CBMSC, o programa disponibiliza, sem custo, cadeiras anfíbias que permitem que pessoas com dificuldades de locomoção possam se banhar no mar com segurança e conforto. O uso das cadeiras é monitorado por Guarda-Vidas, que asseguram a proteção dos usuários durante a atividade.

Atualmente, são cerca de 80 cadeiras disponíveis em cerca de 60 praias do estado. Os interessados podem consultar a disponibilidade por meio do aplicativo “CBMSC Cidadão”. A iniciativa não só proporciona momentos especiais como o de Ademir, mas também reforça o impacto positivo e transformador da inclusão social.

 

 

Edição 2185

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.