A equipe da Secretaria de Saúde de Ilhota conseguiu atingir a meta de crianças (233) e idosos (972) para a campanha de vacinação contra a gripe. No entanto, as gestantes estão longe do esperado. Somente 83 receberam a vacina até agora. Por este motivo, a campanha foi prorrogada por mais uma semana. Até sexta-feira, 20, os moradores da cidade podem procurar uma das unidades de saúde, das 8h às 17h. A meta da prefeitura é atingir 1729 pessoas, sendo que 1347 já receberam o medicamento.
A coordenadora, enfermeira Ana Teresa Americano, lembra que os que possuem doenças crônicas também devem procurar um posto para tomar a vacina. A profissional reforça que a vacina é totalmente segura. Ela é fabricada com os vírus inativos dos tipos mais comuns de gripe. "Para os idosos a dose é única. Para as crianças o esquema completo inclui duas doses, a segunda 30 dias após a primeira", informou. A vacina protege contra os três principais vírus que estão em circulação no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1).
Mais sobre a gripe
A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).