Uma grande estrutura com tendas e palco central está sendo montada no Braço do Baú, em Ilhota, para receber os milhares de fiéis que vêm à cidade para participar da 21ª Romaria da Terra e da Água, que acontece neste domingo, dia 15 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora da Glória. Com o lema "Cuidar da terra, garantir a vida", os fiéis se reunirão com o objetivo de refletir sobre as questões ambientais da região.
Um dos diáconos responsáveis pela organização do evento, Marcos Zimmermann, explica que apesar de a data do evento ter sido alterada, a expectativa é de que um grande público compareça. "Esta é a primeira vez que teremos o evento em nossa região e não sabemos se isso irá se repetir, por isso acredito que muito fiéis aproveitarão para estar presentes nessa data tão especial", conta.
A Romaria começa por volta das 9h, com a acolhida, muita animação, apresentação dos romeiros e romeiras, e a abertura do evento. Às 10h terá início a caminhada que levará os fiéis pelas ruas onde foram registrados deslizamentos e outras ocorrências em novembro do ano passado. Serão feitas paradas para que os presentes compartilhem de momentos de espiritualidade sobre a temática.
Às 11h30 haverá visitas às tendas e a partilha dos alimentos. A exemplo da 20ª edição do evento, esta Romaria será realizada também em formato das "Festas das Tendas", recordando os tempos bíblicos de partilha de vida, de reflexão, de desejos, de alimento, de acolhimento e de sonhos. O objetivo é resgatar o sentido de comunhão, de troca de experiências solidárias como eram as primeiras comunidades cristãs e como forma de contrapor o projeto capitalista baseado no mercado e na competição.
Cada tenda oferecerá, de forma gratuita, algum tipo de alimento para o almoço dos romeiros e romeiras. O encontro é aberto ao público e os organizadores solicitam apenas que os participantes levem alimentos para serem partilhados, água, pratos, talheres e copos descartáveis.
Às 13h30 será a vez dos depoimentos e falas sobre a temática que acontecem no palco principal, onde também acontece apresentação teatral, às 14h. Logo após, será realizada a Celebração Eucarística e o Envio dos Romeiros e Romeiras. A missa acontece no campo de futebol do bairro. "O objetivo deste evento é dar esperança, ânimo, e mostrar que a igreja é solidária com as famílias atigindas", acrescenta Marcos.
Na oportunidade são esperados romeiros de Gaspar, Blumenau, Joinville, Florianópolis, Rio do Sul e Tubarão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3156-0012.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).