Pela próxima semana, quem responde pelo comando do estado de Santa Catarina é o deputado estadual Mauro de Nadal, presidente da Assembleia Legislativa. A posse aconteceu no domingo, dia 7 de julho, na Casa Agronômica, e é válida até o dia 14.
A mudança é necessária porque o governador Jorginho Mello está liderando uma comitiva em Portugal em busca de negócios e cooperação entre Santa Catarina e o país Europeu. A vice-governadora Marilisa Bohem, que é quem assume na ausência de Jorginho, está em missão internacional no Uruguai, tratando de investimentos na área da educação.
O governador interino, Mauro de Nadal, planeja neste período cumprir a agenda que já estava prevista e participar de outros compromissos específicos. Nesta segunda-feira, 8 de julho, ele se reúne com prefeitos, presidentes de cooperativas e de federações de classe. Na terça-feira, dia 9, vai a Brasília e a partir de quarta até sábado, Mauro de Nadal passa a visitar cidades catarinenses de diversas regiões em ações de governo. “É um misto de felicidade com uma grande responsabilidade assumir o Governo do Estado embora só por uma semana. A gente recebe com aquele dever de político catarinense, o dever de fazer um bom trabalho, o dever de prestar contas desse trabalho. Mas acima de tudo, um dever de estar sintonizado com aquilo que é a vontade do catarinense, procurar ao longo desta semana atender alguma coisa dessas demandas. Juntamente com todos os meus colegas deputados, vamos rodar em Santa Catarina. Porque ao tempo em que o governador Jorginho Mello permite com que Mauro de Nadal assuma o Governo, ele está permitindo que o Parlamento Catarinense esteja assumindo o Governo”.
Turismo, Segurança Pública, Saúde e Logística devem ser os principais temas abordados durante a missão do governador Jorginho Mello em Portugal. O grupo catarinense é composto por secretários de Estado, deputados, empresários e diretores de autarquias. “É uma viagem curta, de seis dias, mas nós vamos tratar de duas ações importantíssimas e outras relações comerciais. Nós vamos tratar em primeiro lugar com a Tap, consolidar o programa de viagens estabelecido, Portugal- Santa Catarina, via Floripa. Começa dia 3 de setembro três voos por semana direto para Lisboa. Então a gente conquistou isso eu vou consolidar com a Tap. Segundo assunto é a central de emergência: eles têm uma central, que é a melhor do mundo – construída pela universidade e implantada pelas forças públicas de lá, e que você liga para um único número, um call center vai receber essa ligação e vai transferir exatamente para onde tem que ser. E mais alguns assuntos econômicos, para chamar investidores para Santa Catarina. Por exemplo, o aeroporto de Jaguaruna que nós vamos conceder e outros assuntos que a gente possa estar construindo com Portugal”, disse o governador Jorginho Mello.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).