Uma nova variante do vírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, foi identificada em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Chamada XEC, ela pertence à variante Omicron e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi o primeiro a achar a linhagem em amostras de dois pacientes no RJ. O Ministério da Saúde foi notificado.
Em Santa Catarina, a linhagem XEC foi localizada em duas amostras coletadas em setembro. Não há informações sobre os infectados ou cidade em que moram.
A XEC foi classificada pela Organização Mundial da Saúde no dia 24 de setembro como uma variante em monitoramento. Isso significa que a linhagem apresenta mutações no genoma, suspeitas de afetar o comportamento do vírus.
Na metade de 2024, entre junho e julho, ela começou a chamar a atenção devido ao aumento de detecções na Alemanha. Rapidamente se espalhou pela Europa, Américas, Ásia e Oceania e, hoje, pelo menos 35 países identificaram a cepa.
A XEC é uma recombinação genética entre cepas que circulavam antes. Isso ocorre quando uma pessoa é infectada por duas linhas do vírus ao mesmo tempo. Durante a replicação viral, é possível ocorrer uma mistura dos genomas dos dois patógenos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).