Uma nova onda de calor atinge o Sul do Brasil. Em Santa Catarina, temperaturas altíssimas foram registradas no início da semana, como em Itapiranga, com 43ºC. A previsão é de que o clima quente se mantenha até o fim de semana. De acordo com a Defesa Civil, o calor deve afetar com mais intensidade o Vale do Itajaí e o Oeste catarinsense.
Os riscos são para desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. A recomendação é que a população catarinense aumente a ingestão de água e diminua a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) dá diversas dicas importantes para se manter saudável em altas temperaturas. Uma delas é tentar manter a casa com temperatura abaixo de 32ºC durante o dia e de 24ºC à noite, principalmente em lares onde moram crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Além disso, a OMS recomenda que se tome banhos mais fios, use compressas frias para aliviar o calor, vista roupas leves, procure usar chapéu e óculos de sol.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).