Primeiro resgate realizado pelo Arcanjo em SC completa 15 anos - Jornal Cruzeiro do Vale

Primeiro resgate realizado pelo Arcanjo em SC completa 15 anos

21/01/2025
Primeiro resgate realizado pelo Arcanjo em SC completa 15 anos

No dia 20 de janeiro de 2010, o helicóptero Arcanjo-01 realizou sua primeira operação de resgate em Santa Catarina, marcando o início de um serviço aéreo essencial para o Estado. A missão aconteceu na BR-282, envolvendo o resgate de uma vítima presa nas ferragens após um acidente entre um carro e um caminhão. Esse marco histórico do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) iniciou uma trajetória que, em 15 anos, salvou milhares de vidas.

A equipe inaugural era composta pelo piloto major Edemilson Lopes, o comandante capitão Giovanni Kemper, o soldado Márcio Silveira, além do médico Saule Pastre Junior e do enfermeiro André Moreira. Graças à resposta rápida e precisa, a vítima foi retirada das ferragens e encaminhada ao Hospital Regional de São José, simbolizando o potencial do novo serviço.

A criação do Arcanjo foi possível graças a uma parceria inédita entre o Corpo de Bombeiros Militar de SC (CBMSC) e a Secretaria de Estado da Saúde. Inicialmente, o helicóptero era alugado, mas em 2012 foi adquirido definitivamente e fixado em Florianópolis, consolidando-se como símbolo de eficiência no atendimento emergencial.

Em 2010, o Arcanjo-01 realizou 620 atendimentos. Desde então, o serviço cresceu e hoje conta com dois helicópteros e três aviões, distribuídos em bases de Florianópolis, Blumenau e Joaçaba. A expansão para Joaçaba em 2024 garantiu que qualquer catarinense esteja a, no máximo, 20 minutos de socorro aéreo. Em 15 anos, foram mais de 16 mil ocorrências atendidas.

O nome 'Arcanjo' foi escolhido em homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que usou um helicóptero com esse nome na Operação Arca de Noé, durante as enchentes de 2008 no Vale do Itajaí. A homenagem simboliza a inspiração e a conexão entre os Estados no atendimento a emergências.

 

 

Edição 2186

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.