O primeiro passo para banir a utilização das sacolas plásticas em Blumenau foi dado. Uma audiência pública para discutir o assunto foi realizada na tarde desta quarta-feira na câmara de vereadores. A autora do projeto, a vereadora Helenice Luchetta, do PSDB, diz que saiu satisfeita do encontro. Luchetta diz que a idéia é substituir as sacolas plásticas até 2013.
Quando surgiram, no fim da década de 1950, as sacolas de plástico eram motivo de orgulho das redes de supermercados e símbolo de status entre as donas-de-casa. Em meio século, passaram de símbolo da modernidade à vilãs do meio ambiente. As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente.
No mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente, ou seja, cada brasileiro utiliza por mês, 66 sacolas.
A autora do projeto diz que o assunto é sério, e que envolve todos nós.
fonte Nereu Ramos
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).