São Francisco do Sul assume o 7º lugar entre os maiores portos públicos do Brasil - Jornal Cruzeiro do Vale

São Francisco do Sul assume o 7º lugar entre os maiores portos públicos do Brasil

14/02/2024
São Francisco do Sul assume o 7º lugar entre os maiores portos públicos do Brasil

O Porto de São Francisco do Sul alcançou o sétimo lugar no ranking dos maiores portos públicos do Brasil. A novidade foi confirmada nesta semana pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Os dados oficiais, divulgados pelo Ministério da Infraestrutura, mostram que o terminal do Norte catarinense subiu duas posições com relação ao ano anterior.

Presidente do Porto, Cleverton Vieira, fala sobre a conquista. “A partir de uma determinação do governador Jorginho Mello, procuramos alinhar os interesses de todos os agentes envolvidos na operação portuária, com diálogo e planejamento, procurando adotar medidas rápidas para corrigir algumas demandas que limitavam a movimentação de cargas e que há anos aguardavam solução”.

O avanço foi consequência da movimentação histórica de 2023, quando São Francisco embarcou e desembarcou 16,8 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 33% quando comparado com 2022. Entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que mais cresceu (33%) e entre todos os 32 terminais públicos, obteve o segundo maior percentual de crescimento.

Maior porto de Santa Catarina

Em novembro, a Antaq já tinha divulgado que São Francisco do Sul tinha assumido a liderança na movimentação de cargas entre os portos de Santa Catarina, ultrapassando os terminais portuários privados Portonave e Itapoá, tornando-se o maior do Estado.

No ano passado, São Francisco também liderou no crescimento do volume de cargas entre os portos catarinenses: incremento de 33%. Na sequência, seguem Portonave (+23%) e Itapoá (+20%).

 

 

 

 

Edição 2140

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.