Você sabia que a Secretaria de Planejamento de Santa Catarina entregou ao Paraná um relatório sobre a readequação dos marcos de divisa entre os dois estados? O documento será enviado ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para análise e possível aprovação. A revisão envolve uma área de 490 hectares, próxima a Garuva (SC) e Guaratuba (PR), que atualmente pertence ao Paraná, mas pode ser transferida para Santa Catarina.
A disputa surgiu após um morador de Guaratuba perceber que os marcos originais, instalados pelo Exército em 1918-1919, estavam deslocados em relação à linha divisória nos mapas. A família acionou o Instituto Água e Terra do Paraná, que fez vistorias e confirmou que os marcos estavam fora do lugar. A diferença de área é de quase 5 km². O IBGE agora decidirá se aprova ou não a correção proposta.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).