A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para o retorno de temporais nesta segunda-feira, 20 de janeiro, marcados por raios, ventos fortes e eventual granizo. A situação é resultado do avanço de uma frente fria associada a um ciclone que se aproxima do litoral. O Vale do Itajaí está entre as regiões com maior probabilidade de ocorrências graves, como destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos.
Após um fim de semana relativamente tranquilo, os moradores enfrentam novamente os efeitos do mau tempo. Entre os dias 16 e 17, chuvas intensas causaram destruição em várias áreas do estado, deixando desabrigados e registrando uma morte. Agora, o risco de enxurradas e danos estruturais preocupa principalmente o Litoral Norte, o Vale do Itajaí e o Norte catarinense.
Para minimizar riscos, a Defesa Civil orienta a população a evitar áreas de encosta, não atravessar ruas alagadas e prestar atenção a sinais de perigo, como árvores inclinadas e rachaduras em estruturas. A terça-feira, dia 21, deve seguir com tempo instável, especialmente à tarde e à noite, com previsão de chuvas intensas e possibilidade de granizo em pontos isolados na região.
O órgão estadual mantém o monitoramento da situação e reforça o pedido de cautela à população. A recomendação é acompanhar os canais oficiais para atualizações em tempo real e buscar locais seguros em caso de tempestades severas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).