Venda de carnes temperadas está proibida em Blumenau - Jornal Cruzeiro do Vale

Venda de carnes temperadas está proibida em Blumenau

19/05/2011

A partir de agora você não vai mais ver em supermercados e açougues carnes temperadas ou fatiadas pelo próprio estabelecimento. A determinação partiu da Vigilância Sanitária do Município e entrou em vigor nesta quarta-feira. As carnes temperadas devem ser industrializadas e estarem devidamente embaladas e rotuladas. Segundo o diretor, Marcelo Schaeffer, a fiscalização está sendo feita em todo comércio da cidade.

Primeiro serão retirados qualquer tipo de alimento que esteja fora das normas e o proprietário do local será orientado. Se por acaso o estabelecimento voltar a vender os produtos de forma indevida será notificado com uma multa que pode chegar a R$ 1.600. Para Schaeffer a medida pode mexer com os costumes das pessoas em comprar tudo pronto. Mas o importante é cuidar da saúde alimentar.

O diretor ressalta que hoje o comércio não tem autorização legal para fazer o tempero ou até mesmo o fatiamento dos alimentos em virtude do risco de contaminação. Importante lembrar que fatiar o produto na frente do cliente não terá problema conforme a nova medida. Além disso, o Nutricionista, Ademar Schenfelder, acredita que a determinação é cem por cento necessária.

A manipulação adequada das carnes é essencial. Schenfelder afirma que hoje os estabelecimentos não possuem estrutura o suficiente nem mesmo profissionais adequados. Todos os mercados e açougues de Blumenau serão fiscalizados no decorrer dos dias.

 

fonte Nereu

Comentários

Raul
22/05/2011 22:23
A CARNE TEMPERADA TEM QUE SER EMBALADA E ROTULADA COM O DIA DE FABRICAÇAO TEMPEROS UTILIZADOS, ALÉM DE VALIDADE PARA QUE O CLIENTE SAIBA OQUE ESTÁ COMPRANDO, NÃO COMO É FEITO HJ ONDE SIMPLISMENTE PEGAM CARNE QUE ESTA FICANDO VELHA E COLOCAM TEMPERO PRA CONSERVAR POR UM PERÍODO MAIOR, E O CONSUMIDOR COMPRA SEM SABER NA MAIORIA DAS VEZES. ACHO CORRETO E COM GARANTIA MAIOR PRO CONSUMIDOR. O SUPERMERCADO ZONI JA ESTÁ FAZENDO ISSO EM GASPAR!
Edenise Rocha
21/05/2011 12:35
Os responsáveis pela saúde deveriam se preocupar mais em dar treinamentos para os profissionais na aréa de açougue, assim os supermeracdos e açougues teriam melhores estruturas e profissionais competentes e responsáveis, e também como os mesmos devem proceder para se evitar contaminações, já que isso se vê a toda hora na tv em escolas, hospitais, etc. e graças a Deus em Santa Catarina ainda temos profissionais nesta àrea muito competentes.
Rafael
20/05/2011 16:07
Também concordo com vç Meri , é tão bom chegar no supermercado depois de uma visita inesperada e já comprar um pedaço de carne pronta para ser assada . Tanta coisa para ser fiscalizada , por que não vão fiscalizar aonde esta sendo investindo o nosso dinheiro que o imposto mesta um absurdo...
Meri Zuchi
19/05/2011 23:46
Ai que absurdo isso ..
Não tem mas com oque se ocuparem neh?
Porque não vão procurar uma solução pra que algumas pessoas parem de se alimentarem com lixo ou restos de comidas que seje?
Quanta frescura CREDO ..
Tanta gente passando fome, vão se preocupar com tempero ..
Deus que me perdoe..!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.