A partir de agora você não vai mais ver em supermercados e açougues carnes temperadas ou fatiadas pelo próprio estabelecimento. A determinação partiu da Vigilância Sanitária do Município e entrou em vigor nesta quarta-feira. As carnes temperadas devem ser industrializadas e estarem devidamente embaladas e rotuladas. Segundo o diretor, Marcelo Schaeffer, a fiscalização está sendo feita em todo comércio da cidade.
Primeiro serão retirados qualquer tipo de alimento que esteja fora das normas e o proprietário do local será orientado. Se por acaso o estabelecimento voltar a vender os produtos de forma indevida será notificado com uma multa que pode chegar a R$ 1.600. Para Schaeffer a medida pode mexer com os costumes das pessoas em comprar tudo pronto. Mas o importante é cuidar da saúde alimentar.
O diretor ressalta que hoje o comércio não tem autorização legal para fazer o tempero ou até mesmo o fatiamento dos alimentos em virtude do risco de contaminação. Importante lembrar que fatiar o produto na frente do cliente não terá problema conforme a nova medida. Além disso, o Nutricionista, Ademar Schenfelder, acredita que a determinação é cem por cento necessária.
A manipulação adequada das carnes é essencial. Schenfelder afirma que hoje os estabelecimentos não possuem estrutura o suficiente nem mesmo profissionais adequados. Todos os mercados e açougues de Blumenau serão fiscalizados no decorrer dos dias.
fonte Nereu
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).