Novembro é azul, outubro é rosa e, agora, junho é branco em Gaspar. Isso porque foi aprovado esta semana na Câmara de Gaspar o Projeto de Lei 40/2025, de autoria do vereador Thímoti Deschamps (União), que institui esta data comemorativa no calendário da cidade.
A toxicodependência afeta milhões de famílias em todo o Brasil. Somente em Gaspar, de 1º de janeiro a 23 de junho deste ano o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) registrou mais de 6.000 atendimentos. Entre eles, 752 foram relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Isso representa 12,53% dos atendimentos do período (sendo que no ano passado, entre as mesmas datas, a porcentagem chegava em 1177%). “O número expressivo de atendimentos vinculados ao uso de drogas lícitas e ilícitas evidencia a necessidade de intensificar as ações de prevenção, bem como de fortalecer a rede de apoio e as políticas públicas voltadas à saúde mental e ao enfrentamento da dependência química”, disse a coordenadora e enfermeira-chefe do Caps, Maria Gilvani Kinel.
Nos meses de junho, serão realizadas ações em escolas, unidades de saúde, centros comunitários e demais espaços públicos. Serão palestras, rodas de conversa e seminários com profissionais da saúde mental e especialistas em dependência química. Haverá também distribuição de materiais informativos e iluminação de prédios e monumentos com a cor branca, que é símbolo da paz, sobriedade e da possibilidade de um novo começo.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).