O mês que acabou de iniciar é marcado pela campanha ‘Setembro Amarelo’ para conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio e estimular o debate sobre saúde mental. Também é neste mês, no dia 10, que é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Por isso, a prefeitura de Gaspar preparou uma série de atividades voltadas ao tema.
Entre as ações programadas estão o Sábado na Praça, com profissionais da saúde orientando sobre prevenção ao suicídio; o evento ‘Circulante’, no Caps, com rodas de conversa, dinâmicas, aula de ioga, café e distribuição de materiais informativos; e a Assembleia Geral no CAPS para discutir e aprovar ações com participação da comunidade. Também vão ocorrer atividades fixas ao longo do mês, como decoração temática, árvore da vida, entrada de balões, momentos musicais e o ‘Caminho para a Vida’.
Em Gaspar, de janeiro a julho de 2025, o Caps realizou mais de 6.300 atendimentos. O número é 60% maior do que o mesmo período de 2024 e mostra que mais pessoas estão sendo identificadas e acolhidas pela rede.
Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que, em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios no mundo. Porém, estima-se que este número ultrapasse 1 milhão de casos devido às situações em que os órgãos competentes não são notificados.
No Brasil, a média é de 14 mil casos por ano, sendo quase 40 por dia. Entre jovens de 15 e 29 anos, o suicídio aparece coo a quarta principal causa de morte, ficando atras apenas de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal.
Procure ajuda
Se você está (ou conhece alguém) deprimido ou angustiado e/ou sem vontade de viver, é fundamental buscar ajuda o mais rápido possível. Existem alternativas ao suicídio e buscar o auxílio adequado é o primeiro passo. Os acompanhamentos médicos e psicológicos são as maneiras mais eficazes de tratamento.
Busque informações, procure ajuda, fale abertamente sobre as emoções. A fala auxilia no entendimento dos sentimentos, na compreensão do que se passa dentro de si. Sem julgamentos, contra si ou contra o outro. E, se quiser, busque o Centro de Valorização da Vida (CVV) - ligue 188.
O cidadão também pode ligar no Caps Gaspar (47) 3091-2101 ou comparecer na rua Coronel Aristiliano Ramos, 453 (fundos). Em situação de surto ou emergência psiquiátrica, a orientação é acionar o Samu pelo 192 ou procurar o hospital.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).