Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya se intensifica em Gaspar. A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância de Endemias, tem realizado ações educativas e de conscientização em diversas partes da cidade para combater a proliferação do mosquito.
Durante a semana do dia 14 de dezembro, marcada pelo 'Dia D', foram realizadas ações específicas de limpeza e remoção de focos do mosquito. As escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil receberam orientações sobre a eliminação de água parada, e a Rede de Vizinhos da Polícia Militar recebeu material para conscientização e divulgação. Além disso, houve um treinamento para as equipes sobre a doença, vacinas e a aplicação de fumacê.
Em uma ação simbólica, o mosquito da dengue e o mascote do Samae, o Samuca, participaram do Desfile de Natal, reforçando a mensagem de que é essencial eliminar qualquer recipiente que acumule água, um dos principais focos de proliferação do mosquito. No dia 14, a equipe de Endemias também esteve no supermercado Komprão, em parceria com o estabelecimento, para realizar orientações à população sobre a prevenção da dengue, com a presença do personagem Dengoso, que interagiu com os presentes.
De acordo com a Secretaria de Saúde, Gaspar tem enfrentado um aumento no número de focos do mosquito. Só na última semana, foram registrados 30 novos focos, o que eleva o total de focos para 814 no município. Este ano, o município já contabiliza 2.523 casos de dengue.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).