'Sala Lilás' intensifica atendimento às vítimas de violência doméstica em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

'Sala Lilás' intensifica atendimento às vítimas de violência doméstica em Gaspar

14/05/2022
'Sala Lilás' intensifica atendimento às vítimas de violência doméstica em Gaspar

Prestar atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica, através de um ambiente diferenciado que garanta privacidade e conforto. Esse é o principal objetivo da Sala Lilás, inaugurada na segunda-feira, 9 de maio, na Delegacia de Polícia Civil de Gaspar. O local abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30. Nesse espaço, o trabalho de acolhimento inicia com o registro do boletim de ocorrência e, posteriormente, a colheita das declarações.

De acordo com o delegado Bruno Fernando, quatro profissionais ficam à disposição da Sala Lilás: um delegado, uma escrivã, uma psicóloga policial e uma estagiária. “As vítimas serão atendidas nessa sala desde o primeiro momento que buscarem ajuda. Ou seja, no registro da ocorrência, oportunidade que será ofertada a possibilidade de requerer medida protetiva de urgência. Isso fará com que ela não tenha que aguardar na fila comum e tornará mais rápido o atendimento”, destaca.

Ele reitera que a novidade é muito importante ao município. “A sala lilás é uma conquista para as mulheres que sofrem violência doméstica, pois muitas quando nos procuram já não encontram outra alternativa. Expor a sua intimidade a terceiros não é uma decisão fácil. Assim, a sala busca trazer conforto e encorajar as mulheres a denunciar. Elas saberão que na Delegacia há um ambiente exclusivo para atendê-las”.

Violência doméstica em números

Dados disponibilizados pela Delegacia de Polícia Civil de Gaspar dão conta de que, em 2022, já foram instaurados 115 inquéritos para apurar crimes no âmbito de violência doméstica. Ao todo, no ano passado, foram 232. Isso significa que a média mensal aumentou significativamente.

Ainda segundo o levantamento das autoridades, Gaspar registrou agressões que vitimaram mulheres de todas as idades, desde crianças às idosas. Independentemente do perfil da vítima, todas são atendidas com a mesma atenção e comprometimento na cidade.

O delegado Bruno Fernando afirma que, no caso das vítimas que não querem voltar para casa, a Polícia Civil as auxilia para a retirada de seus pertences pessoais da residência em segurança. “Em seguida, acionamos a Assistência Social de Gaspar, que possui convênio com uma instituição que acolhe mulheres nessa situação”.

Além disso, a polícia acompanha de perto os casos de violência doméstica pelo Estado. “Principalmente, os que resultam na morte da vítima. O intuito é entender o caso e saber se poderia ter sido feito algo para impedir esse triste desfecho, além de buscar justiça, não permitindo que a morte de mulheres seja banalizada na sociedade”, explica o delegado.

Denuncie as agressões

A orientação do delegado Bruno Fernando é de que as mulheres denunciem a primeira agressão. “Não deixem que essa violência faça parte da sua rotina. Só com as denúncias podemos ajudá-las”. Em caso de emergência, registre um boletim de ocorrência na delegacia ou no site da Polícia Civil. Também é possível denunciar anonimamente pelo telefone 181 ou no Disque 100. 

Após, a vítima é intimada para prestar declarações e provar o alegado. "Orientamos sobre a possibilidade de requerer medida protetiva de urgência que será analisada pelo Poder Judiciário no prazo de 24 horas. Posteriormente, realizamos a instauração de um inquérito policial para apurar os fatos cujo prazo para conclusão é de 30 dias, prorrogáveis", conclui Bruno Fernando.

Presença de autoridades

Entre as autoridades que participaram da inauguração, estão: a delegada coordenadora DPCAMIS, Patrícia Maria Zimmermann D’Avila; Alex Matias, comandante da Polícia Militar de Gaspar; e Levi Garcia Riveiro, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar.

 

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

 

Edição 2054

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.