Frequentemente, grupos criminosos utilizam o nome de órgãos públicos para tentar aplicar golpes na população. A estratégia mais utilizada pelos bandidos é o envio de e-mails, mensagens ou ligações informando prêmios ou a necessidade de pagamentos por determinada infração.
Nos últimos dias, a Polícia Rodoviária Federal identificou uma ação criminosa envolvendo o nome da PRF. Bandidos estão enviando notificações de falsas multas e direcionando o contribuinte a fazer o pagamento através de um QR Code. O órgão alerta que as notificações de autuações emitidas pela PRF são enviadas exclusivamente pelos Correios ou incluídas no Sistema de Notificação Eletrônica.
1. Vá direto à fonte. O site oficial da PRF disponibiliza todas as informações sobre as autuações emitidas pela corporação.
2. Desconfie sempre. Uma simples pesquisa em sites e ferramentas de busca disponíveis na internet ajuda a desmascarar fraudes e fake news;
3. Proteja-se. Mantenha seus equipamentos, contas e perfis protegidos com senhas longas, com diferentes caracteres. Evite usar dados pessoais; não reutilize suas senhas; ative a verificação em duas etapas; acesse os sites digitando a URL no navegador ou usando aplicativos oficiais.
4. Cuidado com contas falsas. Contas falsas costumam usar bots para multiplicar os boatos e golpes. Bot, originado de robot (robô, em inglês), refere-se a um tipo de programa que permite automatizar tarefas e que pode ser usado tanto para fins legítimos como maliciosos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).