Bandidos usam nome da PRF para aplicar o golpe da falsa multa - Jornal Cruzeiro do Vale

Bandidos usam nome da PRF para aplicar o golpe da falsa multa

05/02/2025

Frequentemente, grupos criminosos utilizam o nome de órgãos públicos para tentar aplicar golpes na população. A estratégia mais utilizada pelos bandidos é o envio de e-mails, mensagens ou ligações informando prêmios ou a necessidade de pagamentos por determinada infração.

Nos últimos dias, a Polícia Rodoviária Federal identificou uma ação criminosa envolvendo o nome da PRF. Bandidos estão enviando notificações de falsas multas e direcionando o contribuinte a fazer o pagamento através de um QR Code. O órgão alerta que as notificações de autuações emitidas pela PRF são enviadas exclusivamente pelos Correios ou incluídas no Sistema de Notificação Eletrônica.

Caso você receba alguma notificação suspeita, as orientações da PRF são:

1. Vá direto à fonte. O site oficial da PRF disponibiliza todas as informações sobre as autuações emitidas pela corporação.

2. Desconfie sempre. Uma simples pesquisa em sites e ferramentas de busca disponíveis na internet ajuda a desmascarar fraudes e fake news;

3. Proteja-se. Mantenha seus equipamentos, contas e perfis protegidos com senhas longas, com diferentes caracteres. Evite usar dados pessoais; não reutilize suas senhas; ative a verificação em duas etapas; acesse os sites digitando a URL no navegador ou usando aplicativos oficiais.

4. Cuidado com contas falsas. Contas falsas costumam usar bots para multiplicar os boatos e golpes. Bot, originado de robot (robô, em inglês), refere-se a um tipo de programa que permite automatizar tarefas e que pode ser usado tanto para fins legítimos como maliciosos.

 

 

Edição 2188
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.