Santa Catarina se prepara para um momento importante: no dia 18 de maio acontece o primeiro Simulado Geral de Gestão de Desastres envolvendo todos os municípios catarinenses (incluindo Gaspar). O exercício vai testar, em tempo real, a capacidade de resposta frente a cenários de risco elevado, como deslizamentos, enchentes e outros desastres naturais. Haverá simulação de evacuação e abertura de abrigos temporários. “Precisamos estar prontos para atuar com eficiência em situações críticas. A adesão dos 295 municípios catarinenses é de grande importância para fortalecer e preparar o nosso estado. Esse simulado é sobre salvar vidas”, disse Mário Hildebrandt, Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil.
O simulado vai acontecer das 8h às 17h. Haverá evacuação de moradores de áreas de risco, montagem de abrigos provisórios e ações de ajuda humanitária, como cadastro de famílias, distribuição de itens essenciais e orientações. A proposta é envolver todos os Grupos de Ações Coordenadas (GRACs), estruturas locais responsáveis por atuar em situações de emergência, além das Coordenadorias Regionais da Defesa Civil e parceiros federais e estaduais.
Além da resposta operacional, a simulação será usada para atualizar cadastros populacionais, distribuir materiais educativos e sensibilizar a população sobre os riscos e a importância da preparação prévia para desastres.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).