Uma ação simples de quem faz o descarte de lixo pode evitar problemas para quem está trabalhando nesta área. Por isso, é importante ficar atento e descartar de forma correta itens cortantes, como cacos de vidro. Se estiverem mal embalados, esses vidros podem provocar ferimentos nos coletores de resíduos.
A orientação do Samae de Gaspar é de que vidros e objetos pontiagudos sejam colocados em embalagem de papelão ou em garrafa pet lacrada e que haja um aviso como ‘cuidado: vidro quebrado’. Outra opção é envolver o vidro ou caco em jornal e colocá-lo em uma sacola separada, também identificada.
O descarte de agulhas e seringas também merece atenção diferenciada. Esses itens são, geralmente, utilizados por pessoas que fazem uso de medicação como insulina e devem ser depositados em coletores disponíveis nas Unidades de Saúde.
A foto acima é de um acidente de trabalho registrado em Gaspar em dezembro de 2023. Um funcionário da coleta de lixo sofreu um corte profundo no braço devido a um caco de vidro descartado de maneira incorreta.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).