Na manhã desta quarta-feira, dia 25 de setembro, a Polícia Federal deflagrou uma operação nacional de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A operação, denominada 'Terabyte', resultou em um total de 141 mandados de busca e apreensão em todo o país, incluindo um em Gaspar.
A Operação Terabyte visa identificar e desarticular redes de abusadores que utilizam a internet para armazenar e compartilhar material de abuso sexual infantojuvenil. Em Gaspar, a abordagem foi autorizada pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Blumenau, com base em um pedido do Ministério Público.
Embora não tenha havido prisões na cidade, a operação em âmbito nacional busca reunir provas que levem à identificação e prisão de criminosos envolvidos com esses crimes. O nome ‘Terabyte’ faz referência à grande quantidade de material ilícito armazenado pelos suspeitos, uma vez que o termo designa uma unidade de armazenamento de dados equivalente a mil gigabytes.
No Brasil, a cada hora três crianças são vítimas de abuso sexual, sendo que mais da metade das vítimas (51%) tem entre 1 e 5 anos de idade. Em Santa Catarina, são registrados em média 5,3 casos de estupro de vulnerável por dia, de acordo com a Corregedoria-Geral do Ministério Público de Santa Catarina. Somente em 2023, foram denunciados 1.936 casos no Estado.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).