O grande número de assaltos e roubos que acontecem em diversas localidades da cidade estão levando os moradores a tomarem diversas atitudes. Além das ações particulares, como instalação de alarmes, câmeras e vigilantes 24h, a comunidade está tomando providências em conjunto.
Para inibir a ação dos bandidos, os moradores dos bairros Bela Vista e Figueira estão organizando, em conjunto, um abaixo-assinado para conseguir a instalação de um sistema de videomonitoramento na localidade. O assunto foi pauta da reunião do Conselho da Segurança Comunitária, Conseg, que aconteceu em 21 de setembro e também foi tema abordado na tribuna livre da Câmara de Vereadores no dia 29.
Conforme explica o presidente do Conseg, Raul Schiller, a ideia está sendo apoiada pelos moradores e empresários da localidade e, no mesmo dia da reunião, algumas folhas foram distribuídas e já começaram a ser assinadas. ?O abaixo-assinado foi lançado e já está circulando. Nos próximos dias, estaremos distribuindo em todos os comércios do Bela Vista e Figueira. Nosso objetivo é mobilizar o maior número de pessoas possível?.
Ainda segundo Raul, após conseguirem uma grande quantidade de assinaturas, o passo seguinte será entregar o ofício para a Secretaria de Estado, em parceria com a Câmara de Vereadores e a Prefeitura.
Área central
Desde setembro de 2012 o Centro de Gaspar conta com câmeras de videomonitoramento. De acordo com o comandante da Polícia Militar de Gaspar, capitão Heintje Heedt, 13 das 14 câmeras funcionam normalmente e, nos próximos dias, a única câmera estragada estará monitorando novamente. Segundo ele, a ação dos bandidos na área central diminuiu após a instalação das câmeras. ?As câmeras não impediram a ação, mas o número de casos diminuiu. Normalmente, os bairros mais afastados do Centro é que sofrem com a ação dos bandidos?.
O comandante diz ainda que a instalação de câmeras de videomonitoramento nos bairros Bela Vista e Figueira é viável, mas que é preciso estar ciente de todos os custos. ?O estado apoia a instalação. Porém, nesse momento, o investimento teria que partir do município ou da iniciativa privada?.
Edição 1718
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).