Novo comando no Corpo de Bombeiros de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Novo comando no Corpo de Bombeiros de Gaspar

10/05/2024
Novo comando no Corpo de Bombeiros de Gaspar

Na tarde de quinta-feira, 9 de maio, o 1º tenente Darlan Margotti Modolon assumiu o comando do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar. Ele substitui o 2º Tenente Levi Garcia Ribeiro. A solenidade de passagem de comando foi realizada no quartel, com a presença de autoridades.

O novo comandante foi transferido para Gaspar em abril, durante movimentação de efetivo militar que aconteceu em todo o estado de Santa Catarina. “Tivemos algumas alterações na composição do quadro de militares do quartel de Gaspar. Foram seis militares movimentados para outros quartéis e dez militares que aqui chegaram”, detalha.

Na avaliação do comandante, Gaspar possui um efetivo que mescla muito bem experiência e juventude: “Particularmente, gosto muito desse tipo de composição, pois conseguimos extrair o melhor de cada aspecto, ao mesmo tempo que cada um auxilia naquilo que o outro fica um pouco mais para trás”.

Outro ponto importante comentado, é sobre a boa estrutura física, os bons materiais, equipamentos, viaturas e a tropa bem capacitada que Gaspar tem. “Claro que o intuito é de sempre melhorar e a cultura dentro do CBMSC é justamente essa, de aprimoramento constante. Já existem planos e alguns processos iniciados para um eventual aperfeiçoamento destes aparatos, os quais pretendemos consumar em breve”.

Tendo em vista a necessidade de uma visão estratégica atualizada, o comandante afirma que compete a ele, a todo instante, identificar as tendências e oportunidades do seu nicho de atuação de modo a antecipar eventuais ameaças e desafios à qualidade do serviço prestado. “Assim, torna-se fundamental traçar e atualizar, sem necessariamente incorrer em desvios abruptos, do nosso planejamento de médio/longo prazo, dentro daquilo que é preconizado pela nossa corporação”.

Expectativas

A expectativa do novo comandante é de realizar um bom diagnóstico de todos os aspectos relacionados ao serviço do Corpo de Bombeiros Militar em Gaspar. “Obviamente, isto também passa por me familiarizar com as necessidades e os anseios do município e da população. De tal forma, o andamento e continuidade do trabalho do comandante anterior e juntamente com o efetivo do quartel local promoveu uma série de realizações importantes, é fundamental”.

O comandante garante que com humildade, trabalho duro e em equipe, se pode dar prosseguimento ao que está sendo feito, incrementando eventuais melhorias naquilo que entender ser pertinente. “Talvez, minha maior função como comandante seja a de proporcionar as melhores condições de trabalho possíveis, em todos os seus aspectos, e apropriadas a todos que desempenham suas atividades no quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Gaspar. Essas condições, a meu ver, permitirão um bom desempenho das atividades profissionais do efetivo, o qual espero culminar com a melhor prestação de serviço possível à comunidade gasparense”.

Sobre o comandante

Darlan Margotti Modolon é natural de Tubarão. Após concluir o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em abril de 2019, sua primeira cidade de atuação foi Canoinhas, no Planalto Norte catarinense, sede do 9° Batalhão de Bombeiros Militar. Por lá, permaneceu até o final de 2020 e exerceu funções como Chefe Central de Operações, Comandante do Pelotão de Serviço Operacional (o qual compreende os municípios de Canoinhas, Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo) e Chefe do Setor de Logística, Finanças e Licitação (B-4) da circunscrição do 9°BBM (todo o Planalto Norte).

No final do ano de 2020, ele foi transferido para Timbó, a qual pertence ao 3° Batalhão de Bombeiros Militar e exerceu a função de Subcomandante da 2ªCia/3°BBM (que compreende os municípios de Timbó, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Doutor Pedrinho) e de Chefe do Setor de Segurança Contra Incêndio (SCI) da 2ªCia/3°BBM, permanecendo até março de 2023.

O novo comandante de Gaspar também já foi transferido para Blumenau, sede do 3° Batalhão de Bombeiros Militar, onde exerceu as funções de Chefe do Setor de Logística, Finanças e Licitação (B-4) da circunscrição do 3°BBM (que compreende todos os municípios da região da AMVE), Chefe do Setor de Comunicação Social (B-5) da circunscrição do 3°BBM e Comandante do Pelotão de Serviço Operacional (1°Pelotão/1aCia/3°BBM o qual compreende o município de Blumenau), permanecendo até abril de 2024.

 

 

 

Edição 2152

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.