Operação investiga possível organização criminosa no Samae de Blumenau - Jornal Cruzeiro do Vale

Operação investiga possível organização criminosa no Samae de Blumenau

05/09/2023
Operação investiga possível organização criminosa no Samae de Blumenau

A Delegacia Especializada em Combate à Corrupção deflagrou na manhã desta terça-feira, dia 5 de setembro, a Operação Limpeza Geral, que tem como objetivo desmantelar organização criminosa especializada em fraudes à licitação e desvio de dinheiro público do Samae de Blumenau.

Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão domiciliar. Também houve o sequestro de veículos e imóveis no valor aproximado de R$1,5 milhão e a justiça determinou o afastamento cautelar de três servidores públicos, incluindo o diretor presidente do Samae.

Entenda:

Em março de 2021, o Samae de Blumenau realizou uma operação para contratar empresa especializada em roçada e limpeza geral de áreas externas dos seus imóveis. Conforme apontam as investigações, houve fraude no caráter competitivo. Isso porque três empresas, em conjunto, impediram a plena participação dos demais concorrentes e direcionaram o procedimento para a empresa vencedora.

Após vencer a licitação, a empresa em questão superfaturou os serviços de roçada e limpeza geral, informando metragens que chegaram a superar até o triplo do tamanho do móvel em que foi executado o trabalho. A estimativa da Polícia Civil é de que a empresa obteve lucro ilícito médio de R$100 mil por mês.

Participaram da operação as unidades da Divisão Estadual de Investigação Criminal (DEIC) da Coordenadoria das Delegacias de Combate à Corrupção (CECOR/DEIC), bem como da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil, com cerca de 70 policiais civis, além policiais das delegacias da região.

Nota oficial da Prefeitura de Blumenau:

“Com relação a operação realizada na manhã desta terça-feira, dia 9, pela Polícia Civil, a Prefeitura de Blumenau, por meio do Samae, informa que todas as medidas cabíveis para esclarecer as notícias estão sendo tomadas.

A Prefeitura ainda não recebeu nenhuma informação oficial sobre os fatos investigados. Mesmo sem decisão judicial de afastamento, acata-se o pedido da Polícia Civil de suspensão temporária da função do diretor-presidente do Samae.

Com a suspensão da função do diretor-presidente, o diretor administrativo-financeiro, Henrique Carlini, assume interinamente o comando do Samae. Ainda nesta terça-feira os serviços com a empresa investigada serão suspensos. Além disso, determinou-se um procedimento interno no âmbito do Samae, com apoio da Controladoria do Município, para esclarecer todos os fatos quando estes forem recebidos de forma oficial.”

 

 

Edição 212
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.