Polícia Civil de SC bate recorde no cumprimento de mandados de prisão e apreensão de drogas - Jornal Cruzeiro do Vale

Polícia Civil de SC bate recorde no cumprimento de mandados de prisão e apreensão de drogas

02/11/2023
Polícia Civil de SC bate recorde no cumprimento de mandados de prisão e apreensão de drogas

O número de mandados de prisão cumpridos pela Polícia Civil de Santa Catarina cresceu mais de 60%. Isso é o que mostra um comparativo divulgado esta semana referente ao período de 1º de janeiro a 30 de outubro. Neste período, foram presas 4.875 pessoas, sendo que 67 prisões aconteceram na última semana de outubro em 43 municípios. O cruzamento de dados mostrou também que 58,87% dos presos tem idade entre 25 e 44 anos e, na grande maioria (quase 90%), são homens. Do total de presos, 222 estavam em outros estados (sendo 89 no Paraná, 54 em São Paulo, 33 no Rio Grande do Sul, 10 em Minas Gerais, cinco no Rio de Janeiro, entre outros locais).

As delegacias com maior número de prisões são as de Lages, Joinville, Blumenau, Chapecó, Xanxerê, Tubarão, Jaraguá do Sul, Itajaí, Palhoça, São José e Laguna.

Mandado de busca e apreensão

Também entre janeiro e outubro deste ano, a Polícia Civil de SC cumpriu 6.538 mandados de busca e apreensão, sendo a maior parte cumprido em residências. Comparando o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 57,05%. Foram realizadas 535 buscas e apreensões em outros estados, como 209 em São Paulo, 157 no Paraná, 85 no RS e 24 em Minas Gerais.

Apreensão de drogas

O número de apreensões de drogas aumentou significativamente no Estado. O recorde ficou para as apreensões de ecstasy, que aumentaram mais de 3.000%. Na sequência aparece a cocaína, com um crescimento de 182%, e o crack, com 72% a mais em relação ao ano passado.

Homicídios

Nos 10 primeiros meses de 2023, Santa Catarina registrou uma queda de 4,57% no número de homicídios, comparando com o mesmo período do ano passado. “A média de elucidação de homicídios atualmente é de 72%, mas até o próximo ano queremos chegar em 75% ou 77%, que são os índices de resolução em países como Holanda e Canadá. Para 2026, nossa meta é alcançar 89% da elucidação de mortes violentas. Todos os policiais civis estão empenhados em desenvolver uma ação muito intensa de combate à criminalidade”, disse delegado-geral Ulisses Gabriel. 


 

 

 Edição 2127

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.