Segundo a Defesa Civil Nacional, deve chover muito no Rio Grande do Sul nas próximas horas e o estado deve passar por uma queda na temperatura nos próximos dias. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres emitiu um alerta máximo para o grande volume de chuvas que deve se concentrar nas regiões Centro, Sul e Oeste do estado, tendo acumulado entre 150 e 200 milímetros. Isso deve acontecer entre terça e quarta-feira, dias 12 e 13 de setembro, devido a um sistema de baixa pressão que continua provocando chuvas. A previsão é de que no norte gaúcho o acumulado fique entre 50 e 100 milímetros.
Já na quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, um ciclone extratropical se desenvolve junto à costa do estado e alinha com uma frente fria, que se desloca para Santa Catarina a partir de sexta-feira, dia 15. As temperaturas devem cair bastante na região sul e o tempo dá uma trégua para os gaúchos, com previsão de tempo bom durante o fim de semana.
O Rio Grande do Sul está sendo castigado por uma grande enchente e subiu para 97 o número de cidades atingidas. Cerca de 80% das regiões urbanas chegaram a ficar submersas. Já são 25.311 pessoas fora de casa e a estimativa do governo do estado é de que mais de 340 mil habitantes tenham sido afetados pelos temporais. Mais de 925 gaúchos ficaram feridos e 47 mortes foram registradas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).