O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

Primeiramente, o agradecemos pelo espaço para que a empresa LIV possa exercitar seu direito de resposta e, principalmente, esclarecer sobre os serviços prestados ao Município de Gaspar, consistentes na emissão e gerenciamento de vale-alimentação.

A LIV atua no mercado de gerenciamento de meios eletrônicos para pagamento desde 2009. Com sede em Guarapuava, no Estado do Paraná, nossa rede abrange desde o Estado de Goiás e Mato Grosso até o Estado de Santa Catarina. Quanto à notícia, veiculam-se possíveis falhas nas operações de gerenciamento do vale-alimentação que prestamos ao Município de Gaspar – SC.

Sobre o trecho: “Falta de variedade de estabelecimentos que aceitam o benefício...” temos que, desde o início do serviço, recebemos mensagens de algumas pessoas solicitando cadastros, especialmente no município de Blumenau, particularmente em shopping center. Embora este pedido possa ser aceito, um dos pilares desta iniciativa foi estimular o mercado local, visto que o dinheiro gasto nos estabelecimentos de Gaspar estimula a economia desta cidade. Caso seja do interesse da municipalidade e para atender a demanda de alguns usuários por estabelecimentos em Blumenau, estaremos aptos a fazê-lo. Destacamos, porém, que o edital da licitação - e o consequente contrato administrativo celebrado - exige o número de 50 estabelecimentos em Gaspar.

Atualmente, a empresa conta com 73 estabelecimentos credenciados na cidade e recebeu, nesta semana, o pedido de credenciamento de 4 novos estabelecimentos. A lista é atualizada conforme os novos solicitantes enviem os documentos obrigatórios por Lei para adequação ao PAT. Quanto ao segundo item da reclamação: “...e problemas com a maquininha em que o cartão é passado...”, é necessário que a pessoa usuária do cartão informe diretamente à nossa empresa o ocorrido para que possamos atuar junto ao estabelecimento credenciado para verificar procedimentos e promover treinamentos e melhoria no atendimento, ou mesmo a substituição de conectividade e equipamento.

Aproveitamos para informar que estamos promovendo a migração do sistema de POS (máquinas) para SiTEF (cartão direto no caixa). As operações estavam agendadas para iniciar em Gaspar no último final de semana e foram divulgadas com antecedência para a comunidade. Com o início da operação direta nos caixas, realizamos nos dias 29, 30 e 31 de março a captura e processamento de 2017 transações. Destas, 1116 foram efetuadas diretamente no caixa dos supermercados que aderiram ao sistema. Ressaltamos também que 64,76% do valor transacionado foi feito diretamente no caixa. Este sistema de captura direta continuará a ser expandido para outros pontos comerciais, inclusive para novas propostas de adesões que estabelecimentos fizeram na última semana. No primeiro dia de abril, validamos 11681 transações que estão aptas para pagamento aos estabelecimentos.

Assim, o exercício de março de 2019 foi autorizado para pagamento também no primeiro dia de abril. Dessa forma, se os requerentes pudessem indicar quais transações tiveram dificuldades, poderíamos atuar diretamente com a pessoa para atendê-la nas dúvidas. Emissora e Gerenciadora de Cartões Brasil CNPJ 13.081.547/0001-00 Av. Sebastião de Camargo Ribas, 1376, CEP 85055-000, Bonsucesso – Guarapuava-PR (42) 3626-2256.

Importante esclarecer que as operações com o cartões demandam, além da tecnologia e recursos próprios da LIV, a interação com o aparato tecnológico existente e disponível no próprio estabelecimento credenciado e, principalmente, com as estruturas de comunicação de internet e redes celulares, as quais, como consabido, são sujeitas a falhas e interrupções que, invariavelmente, prejudicam a regularidade da utilização dos cartões.

Todavia, é uma condicionante que afeta não só a nossa empresa, mas todas as demais do ramo, inclusive as grandes operadoras. Todavia, quando identificamos pontos com instabilidade de cobertura de sinal wi-fi, rede celular ou deficiências no aparato interno do estabelecimento, indispensáveis para o funcionamento das máquinas, promovemos ações para a atualização tecnológica da rede credenciada, visando minimizar tais intercorrências. Sob outro enfoque, a reportagem evidencia que a pretensão por detrás das reclamações é que o benefício retorne a ser pago em “pecúnia”, ou seja, em dinheiro, desvirtuando a real -e legalmente estatuída- finalidade do vale-alimentação, que é o emprego deste valor para a aquisição de alimentos ao trabalhador e à trabalhadora, conforme o Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT.

A ocorrência de casos isolados de dificuldades com a operação do cartão é utilizada para tentar atribuir todo o processo como falho, o que é uma inverdade, visando estribar tal intento subjacente. Não é demais frisar que a LIV foi a vencedora do processo licitatório porque detentora da melhor proposta e também por ostentar condições tecnológicas e operacionais, contando, inclusive, com experiência na prestação dos serviços para outros entes e órgãos públicos país afora, cumprindo com as obrigações contratuais perante o Município, assim como para com a rede credenciada.

Destacamos que o pilar de atuação de nossa empresa é a ética empresarial, a promoção da equidade nas relações de consumo, o atendimento e satisfação de pessoas usuárias, de pontos comerciais e de contratantes, o estímulo a políticas de desenvolvimento local, a inserção de pessoas excluídas no mercado de consumo e igualdade de gênero e raça. Estamos completamente à disposição para sanar dúvidas, desde que acompanhadas de elementos de identificação que permitam o efetivo controle e resolução específico da questão apresentada. Por fim, salientamos que possuímos um canal de comunicação sempre aberto, visando melhorar o atendimento. O próprio SINTRASPUG tem total autonomia de entrar em contato diretamente conosco, assim como todas as pessoas usuárias do cartão LIV, pois os possíveis problemas mencionados nunca chegaram diretamente a nós, o que gera um problema ainda maior para resolução.

Equipe Liv

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.