Por Geraldo Genovez
Jovem e extremamente talentosa! Bárbara Planca, de apenas 17 anos, faz arte como quem vive disso uma vida toda. As pessoas que apreciam suas obras talvez não saibam, mas a aptidão da adolescente pelos desenhos e pinturas foi descoberta há menos de um ano. Na época, ela começou a usar o tempo livre para aprender algo novo. E deu muito certo. Na verdade, a jovem encontrou um verdadeiro tesouro: um dom que poucos têm.
Bárbara é moradora do bairro Santa Terezinha, cursa o terceiro ano do Ensino Médio no Senai, em Blumenau, e aprendeu diversas técnicas sozinha. “Na pandemia, com as aulas em EAD e muito tempo livre, vi alguns vídeos no Instagram/Youtube e tentei fazer. Assim, fui me aprimorando”, explica a artista que fez seus primeiros desenhos profissionais em junho de 2020.
De acordo com ela, sempre que pode está desenhando: “É uma maneira de expressar sentimentos e se desestressar. É uma fuga do dia a dia. Um jeito de me sentir bem. Organizo meus trabalhos artísticos no fim de semana, pois estudo durante a semana”. A jovem mais se identifica com os retratos realistas e procura inspiração nas fotos.
A adolescente é um prodígio na cidade. Mesmo com pouco tempo de experiência, domina o uso de diversos materiais. Ela costuma utilizar lápis e canetas (variadas técnicas), além de guache, giz pastel, caneta nanquim e papeis específicos. Foi desta forma que produziu algumas de suas obras favoritas. “Fiz a ilustração do ator da série ‘You’ em guache, o retrato do Thor, ator da Marvel, em giz pastel, além do Kratos em lápis grafite”, descreve.
Muito incentivada pela família, que reconhece e apoia seu talento, Bárbara tem a oportunidade de se dedicar ainda mais à paixão de ilustrar. Apesar de nova, ela apresenta bastante maturidade ao falar sobre a valorização da arte no país. “No contexto geral, o Brasil necessita que a cultura seja mais valorizada. Precisamos de mais visibilidade e investimento”, destaca a jovem.
Como excelente artista que é, sonha em se tornar uma ilustradora de sucesso e agradece o apoio dos familiares, professores e da imprensa local. “Sei que é um caminho árduo, mas esse é o meu sonho”, conclui.
Muito criativa e esforçada, a artista aproveita as ferramentas virtuais para expor seus trabalhos. No Instagram, por exemplo, ela publica fotos de suas obras e aproveita o feedback de seus seguidores para se inspirar ainda mais. Inclusive, essa vitrine online pode ser conferida de perto por você, leitor do Cruzeiro do Vale. Bárbara utiliza o perfil profissional @bahp_art e o pessoal @bplanca.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).