Por Geraldo Genovez
Atriz, contadora de histórias e professora de teatro. Os talentos de Karina Spengler Schramm, de 25 anos, revelam mais uma artista de qualidade em Gaspar. Ela acredita que a arte é a manifestação da nossa humanidade. “É o que permite que a gente habite o terreno do simbólico, da metáfora, da poesia, da subjetividade. É aquilo que provoca, que gera reflexão, que subverte a lógica e transcende a nossa experiência humana”, descreve.
Karina é criativa, inspiradora e ama o que faz. Nasceu para isso e não mede esforços para encantar por meio de seu trabalho. Em sua vida, a arte está presente de várias formas, como sua fonte de renda, por exemplo. “Também é a lente pela qual enxergo o mundo e reflito sobre. É a forma pela qual expresso minhas opiniões, experiências e sentimentos. É meu instrumento de comunicação com os outros”, comenta a artista.
Jovem e com um futuro de muito sucesso pela frente, ela explica que tudo começou em 2010, no teatro, onde foi se profissionalizando como atriz. Três anos depois, entrou para a faculdade de Letras e deu início à sua experiência profissional em bibliotecas e área literária. Foi em 2018 que se aprofundou na pesquisa de contação de histórias e improvisação. O interesse em aprender sempre mais é mais um sinal de respeito por aquilo que faz.
Admiradora dos livros, a jovem explica que grande parte de seus projetos são inspirados na literatura infantil. Quanto às experiências teatrais, as maiores inspirações vêm da comédia, da improvisação e do teatro popular, acessível a todos. “O cotidiano também é uma fonte de inspiração, assim como as pessoas e as histórias que elas contam. A vida é um grande repertório para a arte”, afirma. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a arte também exige o estudo teórico, os treinamentos e a construção dos saberes. É preciso se dedicar e muito!
De acordo com Karina, a arte e os profissionais da cultura precisam ser incentivados e valorizados. “Tanto na esfera familiar, escolar e social quanto através de políticas públicas desenvolvidas pelo governo. O setor cultural é bastante amplo, gera empregos, renda e movimenta a economia. Nós, trabalhadores da área, precisamos ser reconhecidos pelo nosso ofício”, destaca.
A artista enfatiza a importância de ações já realizadas em Gaspar, mas chama a atenção para o fomento de novos projetos: “Acredito que faltem editais culturais, prêmio de cultura que estimulem os artistas da cidade a continuar pesquisando, produzindo e realizando contrapartidas sociais. É preciso viabilizar financeiramente a arte feita aqui para que ela seja recebida pela comunidade”.
Karina Spengler Schramm tem 25 anos. Ela é formada em Letras – Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua como mediadora literária no espetáculo ‘Histórias Reviradas’, faz parte do grupo de teatro ‘Remanescentes’, dá aulas de teatro na Educação Infantil em Gaspar. Karina tem grande repertório em projetos artísticos na região.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).