Drag queen de Gaspar brilha nas redes sociais - Jornal Cruzeiro do Vale

Drag queen de Gaspar brilha nas redes sociais

07/05/2021

 

COLUNA HIT

Por Geraldo Genovez

 

Dedicação! Essa é uma das palavras que melhor definem Elocir Luiz Hoffmann, de 42 anos. Natural de Maravilha, mora em Gaspar há duas décadas. Ele é um artista completo, apaixonado pelo que faz. Formado em Artes e pós-graduado em Educação Musical, trabalha como professor na Escola Frei Godofredo. Criativo e autêntico, dá vida à drag queen Olenka Close, persona que vem ganhando cada vez mais o carinho e admiração da comunidade.

Quem acompanha a arte de Elocir, seja enquanto professor ou drag queen, talvez não saiba todo o esforço que há por trás das aulas, apresentações e trabalhados realizados. A verdade é que não basta chegar na escola e falar. Não basta passar maquiagem e sair... É preciso estudar, investir tempo e dinheiro. É necessária muita dedicação para ensinar, muita originalidade para ganhar espaço e muita força para enfrentar o preconceito.

Arte drag

Como bom professor que é, dá uma verdadeira aula sobre o nascimento do fazer drag: “É uma arte performática, sem ligação com a orientação sexual. Ou seja, qualquer pessoa pode ser uma drag queen”. Com um ano e sete meses de experiência no ramo, ele explica que se trata de uma arte milenar, que surgiu da necessidade de se ter personagens femininos no teatro em um tempo que as mulheres eram proibidas de atuar.

Sua visibilidade em Gaspar está crescendo. “Estou surpreso com a repercussão da minha arte na cidade. Mas, a drag queen sendo na essência um personagem noturno, aqui não teria o que fazer. Minha proposta é popularizar a arte durante o dia, fazendo a Olenka Close entrar em lugares nunca antes sonhados pela comunidade LGBTQIA+ no município”, enfatiza Elocir.

Ele ainda reforça o empenho de uma drag queen. “O artista precisa dominar técnicas de manicure, maquiagem, perucaria, figurino, dublagem e muitas outras para que faça seu trabalho com qualidade e profissionalismo. Aliás, é importante lembrar que uma drag, antes de aparecer poderosa nas redes sociais, leva em média três horas para se produzir, dependendo da complexidade do figurino”.

Políticas públicas

Segundo Elocir, as políticas públicas voltadas para a arte em geral deixam a desejar. “Faltam projetos, faltam convites. Uma drag queen pode abrilhantar diversos espaços, desde aniversários até porta de loja. Podemos apresentar concursos, festivais e eventos. Aqui em Gaspar, a arte drag é muito necessária. Pois alegra e arranca sorrisos”, assegura.

Olenka Close

A querida Olenka Close nasceu em setembro de 2019. Na época, fez a formatura do Curso de Modelagem no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Gaspar. No mesmo ano, fez seu primeiro ensaio fotográfico e presença VIP em festas de aniversário. No ano seguinte, trabalhou como promoter em uma casa noturna de Blumenau. Porém, com a chegada da pandemia, sua experiência na noite precisou dar uma pausa.

Mas isso não impediu que ela brilhasse de outras formas. “No Instagram, o trabalho continua! Já participei de inúmeros concursos virtuais, fiz laboratório com outras drags e resolvi criar conteúdo útil para as redes sociais”, conta. Foi aí que nasceram as primeiras temporadas dos projetos ‘É poesia que vocês querem?’ e ‘Sucesso, aí vou eu!”. Todos os conteúdos estão disponíveis no perfil @olenkaclose.

Olenka chama a atenção para uma importante responsabilidade: “Por enquanto, em Gaspar, só há Olenka Close reinando no ramo drag. Uma rainha tem um reinado e, de certa forma, tem que passar seu conhecimento para outra”.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

Edição 2000

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.