Grupo de Teatro Remanescentes executa projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc - Jornal Cruzeiro do Vale

Grupo de Teatro Remanescentes executa projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc

21/05/2021
Grupo de Teatro Remanescentes executa projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc

Dois projetos culturais estão repercutindo positivamente por toda Gaspar. As iniciativas, contempladas pela Lei Aldir Blanc no fim do ano passado, são do Grupo de Teatro Remanescentes para o ambiente virtual. Como de praxe, os artistas integrantes da companhia entregaram inteligência e entretenimento de qualidade para quem acompanha seu trabalho. O melhor é que você, leitor do Cruzeiro do Vale, pode consumir esse e demais materiais do grupo diretamente da sua casa pelo Youtube, basta acessar https://bit.ly/3hGOskB.

Um dos projetos se chama ‘Improviso em fatos reais’. Ele conta histórias inusitadas que aconteceram com as pessoas na pandemia. De acordo com Diones Rafael, ator do grupo Remanescentes, a comunidade pôde participar enviando seus relatos pelas redes sociais. “Abrimos um chamamento virtual no Instagram. Cada ator pegou dois depoimentos para juntar e formar um novo roteiro”, explica. Os artistas usaram técnicas de improvisação para fazer a fusão entre cada narrativas.

O segundo projeto é intitulado ‘E se a gente pudesse mudar a história?’. Ainda segundo Diones, o grupo ouviu três personalidades que vivem há bastante tempo em Gaspar e têm suas histórias atreladas ao município. “Pensamos em promover o resgate histórico da cidade. Adaptamos relatos da historiadora Leda Baptista, do enfermeiro Claudio Rolim e da trabalhadora Diva Paulo com base no que eles mudariam, se pudessem, no que de fato aconteceu”. Os vídeos mostram cenas-documentários com a nova história.

O grupo

O Grupo de Teatro Remanescentes surgiu em 2016, pela parceira entre quatro atores que trabalharam juntos há muitos anos, em projetos teatrais. Sua estreia aconteceu na III Virada Cultural de Gaspar, diante de expressivo público. O excelente começo conquistou espectadores de variadas faixas etárias e segue, até hoje, no gosto da comunidade.

O grupo conta com direção coletiva baseada em estudiosos da área do teatro que auxiliaram na criação e na manutenção dos seus espetáculos. Seus artistas vêm trabalhando para tornar o teatro acessível a todas as pessoas e na fomentação cultural do município. Atualmente, a equipe é composta por Allan Antonio, Ana Acácia, Diones Rafael, Ester Graf e Karina Schramm.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

Edição 2003

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.