Ilustradora com repertório plural inspira gasparenses - Jornal Cruzeiro do Vale

Ilustradora com repertório plural inspira gasparenses

11/04/2021

 

COLUNA HIT

Por Geraldo Genovez

 

Karine Alves Ribeiro tem 40 anos de idade e uma grande paixão pela arte. Nascida em Caçador, no meio-oeste de Santa Catarina, cresceu inspirada por Walt Disney e contou com o importante apoio da família. Construiu, ao longo do tempo, uma trajetória de trabalho plural com histórias muito bem ilustradas, literalmente.

Sua carreira é marcada por produções independentes e colaborativas, além de publicações de obras escritas e pintadas; exposições importantes; e criação de centenas de poemas, sendo que 170 ainda não foram lançados. Seu amor vem de dentro e se exterioriza como arte.

Como tudo começou

Na infância, Karine foi incentivada e encorajada pelos pais. “Quando eu era criança, eles compravam muitos livros de literatura infantil e disponibilizavam materiais artísticos para eu desenhar. Ao longo do tempo, foram me presenteando também com livros de filosofia, poesia, gramáticas, dicionários... Esses, acredito terem sido primordiais para que eu gostasse de escrever”.

A partir disso, a artista fez cursos e oficinas de pintura para aprender mais sobre as teorias e técnicas. Mais tarde, inclusive, cursou parcialmente as faculdades de Arquitetura & Urbanismo, Artes Plásticas e Design de Moda. Porém, foi na prática que aperfeiçoou traços e desenvolveu um olhar único em cada obra. Seu repertório é inspirador e contagiante. Karine é pura criatividade e dedicação.

Inspirações

De acordo com Karine, a arte é o modo mais belo e livre de expressão do ser humano. “É por meio da arte que o artista mostra o que pensa e sente em relação a tudo que o instiga. Acredito que a função da arte é variada, porque ela pode encantar, inspirar, fazer refletir, transformar, acolher, ensinar e por vezes até revolucionar”.

Quando questionada sobre suas inspirações, ela menciona os pintores Leonardo da Vinci, Van Gogh, William Turner, Monet, Henry Matisse, Salvador Dali, Mondrian, Portinari e Eduardo Kobra. Na literatura, a artista cita os brasileiros Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Mário Quintana e André de Barros, sem esquecer dos autores catarinenses Urda Klueger e Luiz Carlos Amorim.

A lista de inspirações de Karine é longa e ainda contempla os portugueses Fernando Pessoa e José Saramago, assim como os escritores de língua latina Gabriel Garcia Marques (Chile) e Pablo Neruda (Colômbia).

Valorização da arte

No ponto de vista de Karine, a arte precisa urgentemente de maior valorização. “Estudar e praticar arte não é um passatempo. É um ofício muito trabalhoso, necessita de tempo, estudo e muita dedicação física e intelectual”, reforça. Ela comenta que Gaspar existem algumas ações importantes que apoiam o artista local. “Todas as escolas públicas de Gaspar possuem professores de arte-educação com aulas de música, artes cênicas e artesanato no contraturno, por exemplo”.

Ela acrescenta as opções de aulas ministradas na Casa das Oficinas, com preço acessível à população mais carente. “Mas, ao meu ver, poderia ter um incentivo ainda maior, para as artes visuais em si e também para a literatura, tais como: clubes de arte ou poesia nas unidades de ensino. Sempre digo que se tivessem esse tipo de ações na minha escola, eu teria me tornado escritora ou artista muito antes”, conclui.

 

APOIE ARTISTAS LOCAIS

Quer saber mais sobre a trajetória artística de Karine e conhecer de perto suas obras? Ela compartilha boa parte das experiências no Instagram @karinea.ribeiro

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 1997

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.