Orangotangos conseguem controlar suas vozes assim como os humanos - Jornal Cruzeiro do Vale

Orangotangos conseguem controlar suas vozes assim como os humanos

29/08/2019
Orangotangos conseguem controlar suas vozes assim como os humanos

Cientistas da Universidade de St Andrews (Escócia) e do zoológico de Indianápolis, nos Estados Unidos, descobriram que grandes macacos podem controlar sua voz de maneira semelhante aos humanos. Publicada na Scientific Reports, a pesquisa acompanhou Rocky, de 11 anos, e Knobi, de 36 anos, analisando como os orangotangos usavam a voz para tocar um instrumento musical.

A equipe de pesquisadores desenvolveu um teste de diagnóstico para analisar a capacidade da voz dos orangotangos usando um membranofone, nome dado a um instrumento musical em que a voz do tocador influencia a vibração de uma membrana através da pressão do ar oscilante. Este instrumento musical foi escolhido porque é estritamente ativado pela voz de quem está tocando.

Os pesquisadores descobriram que os primatas têm bons níveis de controle de voz, o que possibilita que eles produzam sons além de sua voz natural. Esta capacidade básica é o que permite que os humanos aprendam as vogais das nossas línguas maternas e os novos sons das demais línguas. 

O pesquisador Adriano Lameira, da Universidade de St Andrews, diz que a linguagem define a comunicação humana, mas sua evolução ainda é um desafio que a ciência tenta decifrar. "Os grandes símios, nossos parentes mais próximos, podem ter a chave de como a linguagem evoluiu em nossa linhagem", afirma. 

Além disso, o estudo demonstra que as habilidades dos orangotangos e, provavelmente, de todos os grandes símios, têm sido muito subestimadas. "Esse novo conhecimento nos obriga a ter uma ética de conservação mais forte em um momento em que todas as populações de grandes primatas selvagens enfrentam sérias ameaças à sua sobrevivência", afirmou Rob Shumaker, presidente do zoológico de Indianápolis.

 

Via Galileu

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.