No horóscopo chinês, os signos têm a duração de um ano completo, ao invés de aproximadamente um mês, como ocorre em outros sistemas. Isso se deve ao uso dos calendários lunar ou solar, que se baseiam nos movimentos da lua e do sol, respectivamente. Uma distinção notável é que os signos chineses são representados por animais, ao invés de constelações.
De maneira simplificada, cada ano do calendário gregoriano, utilizado na maioria dos países ocidentais, corresponde a um animal no horóscopo chinês. Contudo, nem sempre o ano inteiro terá o mesmo animal como signo, pois o ano chinês começa entre meados de janeiro e fevereiro.
Segundo o calendário lunar, o próximo ano novo chinês terá início às 19h59 desta sexta-feira, 9 de janeiro, horário de Brasília, equivalente a 6h59 deste sábado, dia 10, em Pequim.
Por outro lado, de acordo com o calendário solar, utilizado por algumas escolas de astrologia, o ano novo chinês teve início em 4 de fevereiro, horário de Pequim (veja detalhes ao final desta reportagem).
O ano de 2024 (que equivale a 4.722 no calendário chinês) é o ano do dragão com elemento madeira.
É importante ressaltar que a existência de duas possibilidades na definição do signo chinês (calendário lunar versus calendário solar) pode resultar em uma pequena variação no signo para aqueles nascidos entre o final de janeiro e o início de fevereiro.
Uma semelhança com o nosso horóscopo é que o chinês também tem 12 signos. Cada ano é regido por um animal, de forma que todas as pessoas nascidas naquele intervalo de tempo têm o mesmo signo.
Os signos são representados no calendário chinês pelos animais abaixo. Os dois exemplos de características associadas a cada um foram dados pela especialista Adriana Di Lima.
rato (ou camundongo) - tem curiosidade e habilidade para enfrentar desafios.
boi (ou búfalo) - age com calma e busca ser independente.
tigre - tem dinamismo e vigor estimulante.
coelho - tem graciosidade natural ao agir e sensatez.
dragão - tem vitalidade e altivez.
cobra (ou serpente) - astúcia e sabedoria inata.
cavalo - busca por viver com liberdade e prazer.
carneiro (ou cabra, ovelha, bode) - apresenta integridade e sinceridade.
macaco - tem facilidade para improvisar e usar recursos inovadores.
galo (ou galinha) - aparenta ser herói e denota confiança.
cachorro - tem lealdade e constância nas ações.
porco (ou javali) - honestidade e simplicidade.
Com informações de: Portal G1
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).