Obras de reforma da ponte Hercílio Deeke vão atrasar - Jornal Cruzeiro do Vale

Obras de reforma da ponte Hercílio Deeke vão atrasar

24/07/2012

fotopg7abrecolorMD.jpg

Aqueles que passam diariamente pela Ponte Hercílio Deeke, no Centro de Gaspar, podem perceber que as obras de restauração do local seguem em ritmo lento. As obras de reforma da única ponte da cidade iniciaram em outubro de 2011 e a previsão inicial de conclusão era de 12 meses, ou seja, em outubro deste ano a reforma deveria estar concluída. Porém, o mês de agosto está chegando e a empresa responsável ainda não conseguiu terminar os trabalhos na primeira metade do acesso. A pergunta que permanece na cabeça de toda a comunidade é: por que tanta demora?

Muitos arriscam dizer que a equipe de trabalhadores deveria ser maior, outros pensam que o trabalho é complicado e isso influencia diretamente no atraso. De uma maneira ou de outra, o fato é que desde fevereiro, com a interdição de um dos lados da ponte, os atrasos, estresse e as longas filas fazem parte da rotina de centenas de motoristas que precisam transitar na área central de Gaspar. A única maneira de a situação melhorar é o término das obras que, com tanta demora, já não tem mais data prevista para a conclusão.

Patrícia Scheidt, secretária de Planejamento e Desenvolvimento, confirma a prorrogação do prazo de entrega das obras, porém, não sabe informar ao certo em quanto tempo o prazo aumentará. ?Acabamos perdendo muito tempo, mais do que o esperado, no primeiro trecho da obra, devido a alguns testes que precisaram ser realizados?, destaca, afirmando também que agora toda a equipe está tentando recuperar este tempo para dar início aos trabalhos na outra pista da ponte no início do mês de setembro. Para a conclusão desta primeira metade, conforme Patrícia, faltam apenas duas etapas do total de cinco.

Quanto ao número de trabalhadores no passeio, que às vezes chega a ser de apenas quatro pessoas, conforme a comunidade local, a secretária diz que já notificou a empresa vencedora da licitação. Porém, o poder público não pode obrigar os empregados a trabalharem à noite ou aos finais de semana para que a conclusão aconteça o mais breve possível. ?Claro que se pudéssemos escolher uma empresa com o triplo de trabalhadores escolheríamos, mas a comunidade precisa entender que esta escolha é feita através de licitações e ganha a empresa que oferecer o melhor valor e não o maior número de funcionários?, registra. O que realmente está sendo levado em consideração, de acordo com Patrícia, é que o trabalho está acontecendo com qualidade.

Fiscalização semanal

Para que as obras estejam em acordo com o esperado e também para acompanhar a atuação da empresa responsável pelas obras de restauração da única ponte do município, a Prefeitura conta com fiscalizadores. ?No mínimo duas vezes por semana um fiscal vai até o local conferir se tudo está nos conformes?, diz a secretária de Planejamento e Desenvolvimento. Patrícia lembra também que muitos imprevistos tendem a surgir em uma obra de restauração ?Por este motivo, é necessário realizar um trabalho minucioso?.

Comerciantes estão de olho

Aqueles que possuem seus estabelecimentos comerciais próximos à Ponte Hercílio Deeke acompanham diariamente o andamento das obras e a equipe que está executando a reforma. Para Ivanir Vanzella, 44 anos, os trabalhadores estão no local todos os dias, porém em número muito inferior ao necessário. ?Acredito que o ritmo de execução da obra está péssimo. Já vi por diversos dias apenas três homens trabalhando do local, com certeza desta maneira a ponte nunca ficará pronta?, dispara o comerciante.

Assim como Ivanir, Ocinéia Medeiros, 62 anos, também afirma que o número de trabalhadores não é suficiente para uma obra tão importante quanto esta. ?Nós comerciantes nos sentimos um pouco prejudicados com essa demora, pois muitas pessoas preferem já nem passar pelo Centro devido ao trânsito caótico, e com isso perdemos fregueses?, diz.

Embora, os funcionários da empresa responsável pela obra estejam todos os dias no local, mesmo que em menor número, o comerciante Délcio Roedr, 46 anos, fala que em dias de chuva fraca os trabalhos são interrompidos. ?Ainda acho que vai demorar bastante, mas vale à pena, pois é uma obra que beneficiará toda a comunidade?, completa.

Edição 1408

Comentários

Everson
26/07/2012 08:06
REFORMA!!!
Se olharmos bem, veremos que estão construindo uma nova ponte, e pior, do jeito mais difícil, quebrando a velha e construindo uma nova, só usaram os alicerces, nada mais. Seria bem mais justo ter feito uma nova ponte em outro lugar!! Agora deixo uma pergunta; AS CABECEIRAS DA PONTE, TAMBEM SERÃO ALARGADAS??? OU SERÁ MAIS UM ¨GARGALO DE GASPAR....
José da Silva
25/07/2012 12:46
comenta se tanto da reforma da ponte, tudos sabem que reforma é asim
mesmo pois reformar sempre foi mais pior que fazer novo
-só quero dizer para a população não pode esquecer que esta administração
esta reformando a ponte, teve uma ai atras que pinto a ponte e
coloco uma cancela para nós gasparense que temos caminhão não
passar é melhor sofrer os transtorno um pouco e resolver
do que deixar como estava.
Jeferson
25/07/2012 08:17
O que adianta fica ai reclamando ai chega nas eleições, a população se rende por um tanque de gasolina, e etc de coisas, o que adianta reclamar e não mudar?
Vai continuar essa sacanagem no Brasil inteiro inquanto alguem não toma uma atitude la no DF, por isso o Brasil ta assim so bandido e etc...
Brasil ta precário tem que ter uma reforma urgente, por vai vira uma bagunça.
marcelo hoier
24/07/2012 19:16
hahaha! eu disse que um ano era pouco . podia tar pronto se ele nao ficassem olhando para as mulherada que passa na ponte !!!
PAULO
24/07/2012 19:08
Esse é o retrato da incompetência, por parte dos envolvidos, não dá para fazer uma clausula no edital dando prazo para conclusão da obra? passível de multa?, tudo bem que tem fazer com qualidade, mais em uma obra de tal importância para População Gasparense, não podem brincar com o povo. Só que a culpa é do povo, que virou um cordeirinho e aceita tudo. Eu sempre digo que essa obra tá no ritmo tartaruga.
Thiago
24/07/2012 15:19
Quando mencionei esta reforma a 2 meses atrás que estava muito lenta e demorada, teve pessoas que criticavam, olhem agora a vergonha
josiane
24/07/2012 12:08
concordo plenamente com vç jean.....é um absurdo o jeito que tratam a população....não sabem nem dar uma explicação que talvez nos convencesse......
jean carlos
24/07/2012 11:13
Sempre tem uma desculpa né.. a verdade é que essa reforma foi muinto mal planejada. agora como que vocês explicam uma secretaria de planejamento que nem sabe ao certo quando a obra termina isso é um obsurdo mais .. fazer o que estamos no Brasil!!!!!!!!!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.