Apelidado como ‘gripe do tomate’, um novo vírus foi identificado em 82 crianças com menos de cinco anos de idade no estado de Kerala e Tamil Nadu, no sul da Índia. Os casos foram registrados entre 6 de maio e 26 de julho, conforme o artigo ‘Surto de gripe do tomate na Índia’, publicado na revista científica The Lancet esta semana. O Centro Regional de Pesquisa Médica em Bhubaneswar relatou também que 26 crianças entre um e nove anos também teriam sido infectadas em Odisha.
O vírus é chamado de ‘gripe do tomate’ por conta das erupções vermelhas e bolhas dolorosas que eclodem em todo o corpo e alcançam o tamanho de um tomate. Essas manchas se assemelham àqueles vistos em casos de varíola. Outros sintomas associados à doença são febre, fadiga e dores no corpo.
Segundo os pesquisadores, a infecção viral também pode atingir adultos imunossuprimidos, mas ainda é considerada rara, está em estado endêmico e não oferece risco de morte. Existe a possibilidade deste vírus ser uma nova variante da doença viral ‘mão-pé-boca’. O tratamento da ‘gripe do tomate’ é, por isso, semelhante ao adotado para tratar essas doenças: isolamento, repouso, abundância de líquidos, esponja de água para o alívio da irritação e das erupções cutâneas, e uso de paracetamol para febre e dor no corpo.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).