Uma grande conquista! Esta semana, a cidade de Gaspar foi anunciada com uma das finalistas no ‘Sustainable Top 100 Destinations. O ranking internacional elege os principais destinos turísticos que executam ações sustentáveis. A novidade, revelada em conferência online da fundação holandesa Global Green, tem apenas oito municípios brasileiros.
A participação no concurso foi realizada através do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) de Gaspar, como forma de explicar as dimensões da sustentabilidade e incentivar práticas sustentáveis de Gaspar aos turistas. Foi elaborado um relatório com os 15 principais critérios de sustentabilidade e boas práticas que são executadas na cidade Coração do Vale.
Para eleger o Top 100, foram avaliadas ações de ecoturismo, turismo, comunidade e cultura, meio ambiente, clima e qualquer um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Além disso, as ações de desenvolvimento tomadas durante a crise da pandemia da Covid-19 com respostas imediatas e planos de retomada econômica, também fazem parte dos critérios de avaliação.
O Roteiro Vila d’Itália abrange a localidade de Gasparinho, de colonização italiana, apresentando aos visitantes hotel-fazenda, grupo folclórico, pesque-pague e propriedades rurais (agroturismo).
Já a Rota das Águas possui a maior concentração de parques aquáticos por metro quadrado de toda Santa Catarina. Isso graças à qualidade e abundância de águas em toda a região. No total, são oito parques aquáticos que fazem parte da rota oficial, que percorre o distrito do Belchior e Arraial D’Ouro.
Fotos: Divulgação/PMG
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).