O time do Paris Saint-Germain perdeu de 1x0 para o Olympique de Marselha, na 2ª rodada do Campeonato Francês, realizado no domingo, 13 de setembro. Entretanto, o jogo ficou marcado por um outro fator: os protestos de Neymar contra uma possível fala racista de um zagueiro da equipe oposta.
Ainda no primeiro tempo, o atacante brasileiro reclamou com o quarto árbitro das ofensas racistas proferidas pelo zagueiro espanhol Álvaro González. A equipe de arbitragem da partida não demonstrou reação. O jogo já estava parado naquele momento, pois o próprio defensor reclamava de uma cusparada do argentino Dí Maria, atacante do PSG, que também afirmou ter sido ofendido por Álvaro.
No final da segunda etapa, Neymar foi expulso por dar um tapa no pescoço do zagueiro, durante confusão que envolveu os atletas de ambos os times. O brasileiro agora aguarda julgamento para definir quantos jogos de suspensão pegará devido à agressão. Espera-se que zagueiro espanhol, não levou cartão vermelho no jogo, também seja punido pela Liga de Futebol Profissional da França.
Após o jogo, o craque brasileiro se pronunciou nas redes sociais, reafirmando as acusações e pedindo uma reação adequada por parte das autoridades da entidade francesa. Em meio a uma forte propagação do movimento antirracista no esporte mundial, o ato vem gerando repúdio popular.
O francês Jérome Brisard, árbitro da partida, também foi muito contestado por sua atuação. Anteriormente, durante a partida entre o PSG e Montepellier, ele advertiu verbalmente Neymar após o jogador dar uma carretilha em um lateral da equipe adversária. Após reclamações do brasileiro sobre a advertência, Brisard aplicou um cartão amarelo ao mesmo, que reclamou da arbitragem após o término do jogo que acabou 5x0 para o time parisiense.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).