Foi-se o tempo em que comida de carrinho era sinônimo apenas de refeição rápida. O fenômeno dos food trucks, veículos que se destacaram por levar lanches e pratos mais sofisticados para além das barreiras dos restaurantes, parece ter caído nas graças do público e atrai cada vez mais pessoas em encontros e festivais do gênero.
Em fevereiro, o 1º Food Truck Festival levou mais de 50 mil pessoas ao Parque Vila Germânica, mais do que o dobro do esperado, e consagrou de vez a aprovação dos food trucks na região. O sucesso foi tanto que inspirou eventos como o Food ?n? Fun, do Shopping Park Europeu, em julho, e o Festival de Food Truck de Brusque, marcado para os dias 22 e 23 de agosto. Além disso, o próprio Food Truck Festival já ganhará uma segunda edição, nos dias 11, 12 e 13 de setembro, novamente na Vila Germânica.
Ingredientes do sucesso
Para Caio Fontenelle, organizador do festival e sócio do restaurante Pepper Jack, que também oferece pratos no seu Pepper Truck, a oportunidade de encontrar alta gastronomia em locais de fácil acesso, sem tantos custos envolvidos, é parte da receita de sucesso dos food trucks. ?A criatividade, a inovação e a qualidade dos produtos formam um tripé para que esse segmento venha dando certo. Você encontra trucks que vendem cachorro-quente, por exemplo, mas ele vai atrás de uma salsicha de mais qualidade, com ingredientes diferenciados, que combinem com o prato e tragam uma experiência diferente?, analisa.
Na avaliação de Caio, os food trucks são novidades que vieram para ficar. ?No nosso caso, servimos hambúrgueres, mas com opções como marinado no vinho tinto, com cebola agridoce e blue cheese, que seria um queijo gorgonzola. Outro exemplo são as pork ribs, costelas de porco defumadas por seis horas, que também oferecemos no carrinho. É uma proposta diferente e que vem agradando?, afirma.
O festival
Já preparados após o sucesso de público da primeira edição, o 2º Food Truck Festival promete reunir de 50 a 55 carrinhos de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Novidades como concurso de melhor hambúrguer da região, espaço triplicado, diversão para o público infantil e três áreas de palco prometem mesclar o entretenimento e a gastronomia. ?O interessante é oferecer um leque de opções para que as pessoas possam se divertir e, além disso, provar pratos e lanches diferenciados?, convida Caio.
Edição 1710
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