Muito além do ?choppinho? - Jornal Cruzeiro do Vale

Muito além do ´choppinho`

23/10/2015
Muito além do ´choppinho`

O final de semana será marcado pela despedida da 32ª Oktoberfest, que se encerra no domingo, dia 25. No entanto, quem ainda não foi ou mesmo quem já deu o ar da graça nos pavilhões do Parque Vila Germânica terá ao menos mais três dias para participar das atrações. E quando se fala da festa do chope, é claro que os holofotes precisam ir primeiramente para ele, o chope.


Ano a ano, o público da festa vem se tornando mais exigente com a bebida que consagrou a cidade no mapa nacional. Nos seis primeiros dias de festa deste ano, os chamados chopes artesanais, fabricados por cervejarias da região, responderam por 77% das vendas. Na festa do ano passado, esse índice foi de 50%.


Para agradar aos diferentes e exigentes paladares dos que visitam a Oktoberfest, todas as cervejarias inovam em busca de novos sabores e da preferência do público. Um dos exemplos é a gasparense Das Bier, que neste ano ofereceu na festa, além de seus chopes tradicionais, a sazonal Hoptoberfest, uma produção colaborativa com a paranaense Bodebrown. Segundo a cervejaria, o estilo Oktoberfest/Märzen possui 5,2% de álcool e apresenta um corpo leve, amargor moderado que permanece na boca e um toque cítrico.


Além disso, estilos tradicionais de chope como Pilsen, Weiss e Pale Ale também se dividem na preferência dos visitantes. O site Guia da Oktober preparou um material sobre os principais chopes encontrados na festa. Confira abaixo um resumo sobre os principais tipos de chope. Mais informações em www.guiadaoktober.com.

Pilsen
Uma das mais tradicionais. Cerveja cristalina, de cor clara, com notas adocicadas de malte. A origem do nome vem da cidade de Plzen, da antiga Tchecoslováquia.


Weiss/Weizenbier
A popular cerveja de trigo. Apesar de algumas variações entre os tipos, em geral possuem textura e corpo denso, alta fermentação e poder de refrescância. O nome é uma referência à cor da bebida - Weiss significa branco em alemão.


Pale Ale
Com um tom acobreado, o chope ressalta um gosto frutado, com notas de caramelo e média carbonatação. É feito com cevada maltada e levedura alta fermentação.


Coquetel de Chope de Vinho
Bebida especial feita à base de vinho, mas com estilo da bebida da festa alemã. Já tradicional na região e nas edições anteriores da Oktoberfest.


IPA
Cerveja extremamente floral e lupulada, com estilo e amargor intenso. Uma das marcas é o alto índice de lúpulo na composição.

 

Edição 1721