Para amenizar os efeitos do fechamento do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e ampliar o atendimento médico à população, o Centro de Acolhimento de Risco, CAR, passará a atender a comunidade 24h por dia, inclusive sábados, domingos e feriados. A solenidade de abertura acontece na próxima segunda-feira, 9, na sede do estabelecimento.
A iniciativa cumpre uma das propostas do plano de governo de Celso Zuchi, que garantiu atendimento 24h no local até que o Hospital seja reaberto. Apesar da ampliação no horário, os serviços oferecidos no local não sofreram alteração. Secretário de Saúde, Francisco Hostins Júnior, revela que apenas algumas áreas internas do Centro foram reformadas para melhorar o atendimento.
A medida deverá solucionar problemas enfrentados pela comunidade principalmente aos finais de semana. "Quando alguém precisava de atendimento médico aos domingos, por exemplo, precisava se deslocar para outra cidade. Agora os serviços estarão disponíveis aqui", destaca.
O secretário conta que o Centro de Acolhimento de Risco está preparado para atender à população em diversas situações. "A equipe que temos aqui é a mesma que pode ser encontrada nos pronto-socorros de qualquer hospital da região. Mas é preciso ressaltar que o CAR atende casos de urgência e emergência, então nem todo tipo de atendimento pode ser feito no local", acrescenta.
Para orientar à comunidade sobre essas diferenças, a Secretaria de Saúde lança na próxima semana uma campanha de conscientização, que visa esclarecer possíveis dúvidas sobre o Centro. O material de divulgação será entregue nos principais pontos da cidade.
CAR
O Centro de Acolhimento de Risco acolhe os pacientes que são atendidos pela equipe de enfermagem e médica do local. Em caso de necessidade de transferência, o paciente é encaminhado para hospitais de referência da região sempre com um encaminhamento por escrito do médico que o atendeu no CAR. O Centro conta com profissionais de enfermagem, médico clínico geral e médico pediatra.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).