O sorriso estampado nos rostos das crianças que estão abrigadas na escola Zenaide Schmitt Costa demonstrava a alegria em receber um inesperado presente. Na manhã de ontem, quinta-feira, os alunos foram contemplados com kits contendo material escolar para o ano letivo que tem início este mês.
O material foi repassado por representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, que visitaram a cidade para fazer a entrega de 450 kits contendo cadernos, lápis, lápis de cor, borrachas, apontadores e giz de cera. O grupo foi acompanhado pelo secretário de Educação, Neivaldo da Silva.
O coordenador de programas e projetos da Unicef, Silvio Kaloustian, conta que a ação serve como um estímulo para que as crianças estejam na escola, mesmo enfrentando as dificuldades provocadas pelos eventos de novembro e dezembro do ano passado. "Sentimos uma grande satisfação em ver que as autoridades estão se preocupando em garantir a segurança das crianças e ficamos felizes por poder contribuir para o desenvolvimento delas", destaca.
O material escolar foi arrecadado durante um mês no Parque da Mônica, que em 2007 foi nomeada embaixadora da Unicef, através de uma campanha anual promovida pela entidade. De acordo com a oficial de Relações Internacionais da Unicef, Adriana Alvarenga, este ano as doações foram direcionadas para as principais cidades atingidas pela enchente em Santa Catarina. "Entramos em contato com a Defesa Civil, que nos orientou sobre quais municípios teriam maior necessidade em receber esse material", explica.
Neivaldo aponta que esse tipo de auxílio é bastante oportuno. "A ajuda prestada por esse tipo de entidade é muito bem vinda. Desde o começo temos recebido apoio, que está sendo fundamental para nossa recuperação".
Visita
Os representantes da Unicef já haviam visitado Gaspar ainda no mês de dezembro para verificar quais áreas necessitavam de assistência. "Viemos prestar nossas solidariedade e visitar os abrigos da cidade. Sabemos que as crianças são prioridade absoluta nesses momentos e isso vai de encontro ao que acreditamos", acrescenta o coordenador.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).