Nossa expectativa é de lançar o edital da ponte em fevereiro - Jornal Cruzeiro do Vale

Nossa expectativa é de lançar o edital da ponte em fevereiro

13/01/2012

Depois de três anos de governo, e depois de enfrentar as destruições causadas por uma grande tragédia, o prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, chega a seu último ano de mandato cheio de planos e pretende, inclusive, licitar a obra da Ponte do Vale em fevereiro deste ano. Vários projetos estão em andamento e por isso Zuchi afirma que não é possível elencar apenas uma grande obra para este 2012, que é um ano eleitoral. Com foco na reeleição, o prefeito afirma que seu nome está à disposição do partido, mas não confirma com quem deve sair candidato em outubro deste ano. Confira abaixo a entrevista exclusiva concedida pelo gestor municipal para esta primeira edição do Jornal Cruzeiro do Vale de 2012.


Cruzeiro do Vale - O ano de 2012 é o último ano de governo de Celso Zuchi e Mariluci. Haverá alguma mudança na equipe de governo neste início de ano? Se sim, em quais secretarias/autarquias?
Celso Zuchi - Não teremos mudanças. Caso seja necessário, haverá uma substituição automática

CV - A área central de Gaspar passa por algumas obras (ponte Hercílio Deeke, rua São José) que estão gerando transtornos no trânsito da cidade e em breve novo trabalhos serão iniciados (viaduto da Avenida). O senhor tem acompanhado estas obras? O que pode ser feito para minimizar seus impactos para a população gasparense?
Zuchi - Tenho acompanhado constantemente. Estamos provendo o desvio por meio de rotas alternativas e temos um acompanhamento das Secretarias de Planejamento e Obras e principalmente da Ditran.  

CV - Ainda sobre as obras na área central, por que os trabalhos na rua São José paralisaram no dia 23 de dezembro e só retornaram no dia 9 de janeiro? Este período de pouco movimento na cidade não poderia ser utilizado para adiantar as obras e evitar os grandes transtornos causados no trânsito?
Zuchi - O que houve é que as etapas não podem ser realizadas simultaneamente, ocasionando assim algumas interrupções. Além disso, tivemos um período muito chuvoso, não permitindo a agilidade da obra.

CV - A instalação da área azul já foi aprovada na Câmara de Vereadores. Quando este serviço, que vem sendo discutido desde o início do seu mandato, entrará em funcionamento na cidade?
Zuchi -  O funcionamento da área azul inicia assim que estiver organizado o serviço de monitoramento.   

CV - Outra promessa da Administração para a área central é a instalação das câmeras de vídeo-monitoramento. Como está este projeto?
Zuchi -  Este assunto vem sendo discutido há vários mandatos e com várias entidades, entretanto, só agora foi possível colocar em prática. Serão instaladas 14 câmeras de vídeo-monitoramento, que é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. O Município repassou para o Estado R$177,4 mil por meio de lei aprovada na Câmara de Vereadores. Com a assinatura do convênio, o Governo Estadual abriu licitação para a escolha da empresa que fará a instalação dos equipamentos. A previsão é de que seja instalado no primeiro semestre deste ano e assim possamos oferecer mais segurança a nossa população.
 
CV - O Hospital de Gaspar passa por uma grande crise financeira e inclusive não recebe mais repasses Municipais, por falta de documentação. Caso o Hospital venha a fechar suas portas, como o atendimento à saúde da população será garantido?
Zuchi -  O hospital é administrado por um conselho e, portanto, o Governo Municipal não tem interferência na sua administração.  Atualmente, o município não pode repassar os recursos, pois o hospital está em débito com INSS e FGTS, não possuindo assim a CND, o que também impede o Estado de repassar os R$500mil.  Se depender do Governo Municipal o hospital não será fechado. Por outro lado, o município vem investindo fortemente na Secretaria de Saúde, construindo o posto de Saúde do Gaspar Grande e uma policlínica para garantir atendimento.
 
CV - A ponte Hercílio Deeke passa por reformas. Após o término das obras, qual será o novo limite de peso para a passagem de veículos?
Zuchi -  Depois de concluída será realizada uma nova avaliação.

CV - A nova ponte de Gaspar, Ponte do Vale, vem sendo prometida desde sua outra gestão. Quais os entraves que impedem que esta grande obra saia do papel. Ela será licitada quando?
Zuchi - Esta é uma obra bastante complexa e de extrema importância para o desenvolvimento da nossa cidade, bem como para a região. Uma obra que há muito tempo vem sendo esperada e agora em 2011 foi possível efetuar seu projeto.  Já temos o convênio com o Ministério das Cidades na ordem de R$19,5milhões e também temos reservada a contrapartida da Prefeitura, que será de R$2 milhões para dar início à obra. Estamos aguardando a aprovação da Caixa Econômica Federal. O projeto foi entregue em 2011 e após a liberação o Município dará início ao processo de licitação. Nossa expectativa é para que possamos lançar o edital em fevereiro.    

CV - Três bairros de Gaspar sempre sofreram muito com os alagamentos ? Santa Terezinha, Coloninha e Bela Vista. Nos dois primeiros anos a Administração foi em busca de recursos e investiu em obras de drenagem pluvial. E o Bela Vista, receberá as obras de drenagem neste ano?
Zuchi - No nosso primeiro Governo (2001-2004) já foi executado uma grande obra de drenagem no bairro Sete de Setembro, onde a comunidade sofria há anos com  problemas de alagamento. Agora estamos concluindo outra grande obra de drenagem no bairro Santa Terezinha. No bairro Coloninha conseguimos realizar parte da drenagem, que já está dando um resultado bastante positivo. Este Governo está empenhado também em buscar soluções para o bairro Bela Vista, Margem Esquerda e outras localidades que sofrem com alagamentos.  
 
CV - As casas erguidas às margens da BR-470 ainda não foram liberadas para as famílias desabrigadas pela tragédia de 2008 por falta de infraestrutura no terreno. A Prefeitura já tem os recursos para fazer a obra e liberar as casas para moradia?
Zuchi -  Os recursos na ordem de R$ 2milhões são do Governo Federal por meio do Ministério da Integração. O projeto depende de aprovação da Caixa Econômica Federal para em seguida efetuar a licitação.  A disponibilização de água e energia elétrica também já foi realizada pela Prefeitura.
 
CV- Qual será a grande obra de 2012?
Zuchi - Não existe uma grande obra de apenas um ano. O Governo é de quatro anos e portanto, nosso objetivo para 2012 é concluir obras como a policlínica, a escola Bateias, CDI Sete de Setembro, conclusão obra de drenagem no Santa Terezinha, a estabilização do morro do Samae, a construção do elevado na Avenida das Comunidades, o Centro/Dia (Centro Convivência Melhor Idade) e o Centro Multiuso. 
 
CV - O senhor será candidato à reeleição?
Zuchi -  O meu nome vai estar à disposição do partido e será analisado na convenção deste ano. 
 
CV - Manterá Mariluci Deschamps Rosa como vice?
Zuchi -  É outra situação que depende de um posicionamento partidário. 

CV - O PT fará coligação com outros partidos que não estão no governo? Quais?
Zuchi - O partido está aberto a conversação com todos os partidos da base aliada do Governo Federal,
conforme orientação do diretório Nacional e Estadual.

Edição 1354

Comentários

Antonio Medeiros
19/01/2012 06:50
A única forma do povo mostrar satisfação ou indignação publicamente é pelo jornal.

Com certeza em outubro, o povo dará a resposta nas urnas, e assim quem sabe o próximo prefeito se sensibilize com essas reivindicações, leve em consideração essas inúmeras reclamações e faça realmente algo pelos gasparenses.

Enquanto isso, vamos continuar a cobrar por obras mal feitas e por promessas não cumpridas, e nosso melhor meio de fazer isso é esse que o jornal cruzeiro disponibiliza.
vanilson
18/01/2012 09:03
Senhores, vamos aprender a ler direito as coisas... por favor...em nenhum momento estou defendendo o prefeito e muito menos o partido, estou falando APENAS da ''xiadeira'' dos inconformados com tudo e com todos. Em outubro próximo, façam valer seu direito e protestem com seu voto, essa é a única forma de mudarmos as coisas, ficar ''xiando'' não leva a nada.

Antonio Medeiros
18/01/2012 06:58
Vanilson, se você realmente quer o melhor para nossa cidade não deve estar falando sério.

Você deve estar lendo jornal errado então.

É só fazer uma pesquisa e garanto que a maioria da população está revoltado com o prefeito, que mais enrola do que faz.

Tomara que esse ano ele faça algo mesmo, porque pior que a cidade está não pode ficar.
luciano da cunha
17/01/2012 13:25
VANILSON, você COMEÇOU LER O JORNAL ONTEM, PROCURE SE INFORMAR ANTES DE COMENTAR ;
VANDEIR pucha saco vai se informar qual é o porcentagem que a prefeitura investiu no que você se refere,
O PT É FALHO DESDA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR.
vanilson
17/01/2012 13:16
Também quero o melhor para a minha cidade, sr. Antonio, tanto que tenho conciência de que essas obras são eleitoreiras sim, mas me diga voce em qual mandato não tivemos essa mesma situação? Todos os anos de eleição são assim...o que quero dizer é que as obras estão aí, e acontecendo, podem demorar? Sim, mas vão ter um fim e com certeza trarão algum benefício a nós. Tem muita gente ''maria vai com as outras'' que acaba entrando nessa onda de reclamar de tudo, e isso não ajuda em nada. Não sou tolo em afirmar que as coisas estão maravilhosas, muito pelo contrário, mas acho que o pessimismo de alguns contamina muita gente...

E ao contrário de sua afirmação (um tanto infeliz) leio jornais sim e antes que diga que sou de determinado partido quero lhe dizer que não pertenço a qualquer sigla, só quero, como voce mesmo falou, o melhor para minha cidade.
Antonio Medeiros
16/01/2012 22:01
Vanilson, você não deve ler jornal.

Todos os dias tem reclamações, de obras que não foram feitas ou se foram feitas foi pela metade ou mal feitas.

Vamos deixar dessa história que quem reclama é do partido contrário.

Somos gasparenses, queremos o melhor pela cidade, chega de achar desculpas e vamos trabalhar, afinal quem é que espalhou placas pela cidade com os dizeres: "Deixem o homem trabalhar", então pare de papo, vamos arregaçar as mangas e fazer essas obras.
vanilson
16/01/2012 13:08
Deixaram pra reclamar só agora? Porque os mais exigentes não começaram a reclamar logo após passar o primeiro ano de governo??? ou depois do segundo ano??? Chega o ano de eleições e também chega o pessoal do barulho pra ''xiar'' porque não fez isso...porque não fez aquilo...porque tá tudo parado...porque tá fazendo errado...Difícil agradar a Gregos e Troianos...

joao foguesatto
15/01/2012 20:45
Não queiram que os problemas que se arrastam á décadas sejam resolvidos em quatro anos
Nem sejam tão ipócritas os que só querem criticar vejam as obras que foram feitas, lógico que a maioria das obras tipo tubulações são obras subterraneas, essas só as pessoas que lá vivem é que lembram já diziam outros políticos que obras enterradas são obras que o povo não vê e por isso não é vantagem fazer, mas o Prefeito PEDRO CELSO ZUCHI não pensa assim ainda bem
Desde já parabenizo o nosso prefeito e lembro que ele sozinho não é responsável em resolver todos os nossos problemas.
Lembrem os que querem ser os mais espertos que os nossos vereadores os que estão fazendo ?
será que eles não podem fazer mais ?
Não sou filiado a nenhum partido político nem sou candidato a nada mas não gosto de ver pessoas boas sendo julgadas sem sequer saber por quem.
E você Luciano da Cunha está fazendo alguma coisa para que o Hospital não feche as portas, afinal o Hospital é nosso e ao invés de criticar vamos abraçar a causa e ajudar a manter as portas do NOSSO HOSPITAL ABERTAS
vandeir
14/01/2012 15:41
Parabens,celso e sua equipe pelos trabalhos que vem fazendo, não só apenas ficando em promessa mais sim realizando melhorias para nossa cidade, essas pessoas que ficam criticando são pessoa de inveja, pessoas partidarias de outros partidos que não tem nada o que fazer, antes deles criticarem o atula prefeito, eles deveriam olhar o que administração anterior fez, ai sim depois deveriam falar.
Pedro J.
14/01/2012 07:58
É uma vergonha, último ano de manadato inicia-se varias obras, provável que não será terminada nenhuma.

Desde 2008 e as casa ainda não foram entregues.
Calçamento do bairro Sta Teresinha foi totalmente destruido.
A ponte de Gaspar será restaurada a passos lentos, mas que não melhorará em nada o trânsito.
O Hospital é sim responsábilidade do município, é o recurso de muitos Gasparenses.

Por mais que o Prefeito queira falar a verdade é que foi feito pouco e nada e agora tem que aparecer para conquistar votos.

Não me contento com migualhas seu Prefeito.

luciano da cunha
13/01/2012 20:42
celso zuchi lembro do seu debate no cristo rei onde você jogou na cara do adilson schimtti que na sua gestão anterior não deixou fechar o hospital, e agora o que você vai vazer papudo.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.