Estrada recém pavimentada gera reclamações na localidade do Baú - Jornal Cruzeiro do Vale

Estrada recém pavimentada gera reclamações na localidade do Baú

24/02/2011

fotopg10abreMD.jpgQuem passa pela Estrada Geral do Baú nem imagina que os dois trechos pavimentados, no Baú Central e no Braço do Baú, são a mais recente obra executada pelo Poder Público na localidade. As lajotas reviradas, os buracos e a lama que compõem o cenário em quase todo o trecho revelam o trabalho mal executado.

A obra de pavimentação é um projeto do Município e que teve um custo de mais de R$ 2 milhões, repassados pelo Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC. Os trabalhos iniciaram na metade do ano passado e compreendiam a drenagem pluvial e calçamento de dois trechos da Estrada Geral do bairro. A obra foi concluída no final do ano passado e segundo o secretário de Obras, Valdir Augustinho da Silva, ainda nem foi inaugurada.

Os problemas apresentados pela obra estão deixando os moradores revoltados. O empresário Nelson Richarts revela que todos os motoristas que param para abastecer em seu posto de combustível reclamam da situação. ?Todos acham uma vergonha essa situação. Acabaram de entregar a obra e já estava tudo estragado. Depois de um tempo a equipe da empreiteira apareceu para refazer o trabalho. Eles retiraram as lajotas, jogaram do lado da estrada, deixaram a rua em meia pista e sumiram. Faz três semanas que não aparecem por aqui?, reclama.

Eduardo Zimmermann foi um dos muitos moradores que já teve prejuízos com os problemas da via. ?Eu fui passar e uma destas lajotas que está levantada pegou embaixo do tanque de gasolina do meu carro. O tanque estourou e eu tive que comprar um novo. Além disso, perdi toda a gasolina que havia colocado no carro?, reclama.

A situação é ainda mais dramática para os caminhoneiros que trafegam diariamente no local. Dezenas de caminhões fazem uso da estrada para carregar e descarregar madeiras e produtos agrícolas e o peso dos veículos danifica ainda mais a estrada. ?Isso aqui é um absurdo. A gente quase não consegue passar com o caminhão?, afirma o motorista Sidnei Rizzon. Quem faz coro com Sidnei é Roberto dos Santos, que todos os dias passa pelo local e afirma que perde muito tempo desacelerando o caminhão para poder passar pelos trechos danificados. ?A estrada está cada dia pior. O que era para ser uma boa obra para nossa comunidade tornou-se um grande problema?, comenta.


O que diz a Prefeitura

O secretário de Obras, Valdir Augustinho da Silva, conhecido por todos como Canha, explica que a empreiteira responsável pela pavimentação já foi notificada e que esteve no bairro para fazer os reparos em todos os trechos danificados, porém, devido às chuvas dos últimos dias, não conseguiu acabar o serviço. ?Nós estamos ajudando a empreiteira, pois queremos ver esta obra bem feita. Nesta segunda-feira devemos retornar ao bairro para dar continuidade aos reparos?, garante.

Para Canha, a culpa dos problemas é o peso dos caminhões que trafegam pelo bairro e do solo que é um terreno mole. ?Teríamos que fiscalizar estes caminhões, que trafegam com excesso de peso?, explica. Para os moradores a desculpa do secretário não é válida, pois no bairro existem trechos pavimentados há mais de dez anos, por onde também passam os caminhões e que não apresentam problemas.


Pagamento

Segundo Canha, a empreiteira terá que refazer toda a obra pois só irá receber o pagamento pelo serviço executado quando o trabalho for aprovado pelos fiscais do PAC. ?Os fiscais estiveram aqui no mês de janeiro e não aprovaram a obra, por isso a empreiteira ainda não recebeu?, revela o secretário.

Baú Central
Logo que se chega ao Baú central é possível observar as lajotas reviradas no meio da pista, bem no início do trecho recém pavimentado. Neste trecho, os motoristas descobriram um desvio, por uma rua de barro, bem ao lado do problema.
fotopg10baucentral1MD.jpg
Baú Central
Um pouco mais adiante, em frente a algumas residências, o calçamento que deveria acabar com o problema do pó está causando ainda mais transtornos, com lama e pó se formando diariamente devido ao calçamento mal executado.
fotopg10baucentral2MD.jpg
Braço do Baú
No Braço do Baú o trecho pavimentado está em meia pista, pois a própria empreiteira apareceu para fazer reparos e depois de retirar parte das lajotas deixou o local e não apareceu mais para trabalhar nas últimas três semanas. O secretário de Obras promete que segunda-feira, dia 28, os trabalhos serão retomados.
fotopg10braodobaMD.jpg

edição 1269

 

CONFIRA O VÍDEO DESTA MATÉRIA

Comentários

Jorge Augusto da Silva
24/01/2012 13:29
Sou morador do bau, e sempre analiso a estrada como um problema, não só desta administração mas de todas, de uns 10 a 15 anos pra ca, o fluxo de caminhões na estrada geral do bau aumentou muito, tanto o numero de veículos, quanto o excesso de carga, no meu ponto de vista falta consciência dos camioneiros quanto ao excesso de peso, vejo que quando passa os caminhões de madeira, a casa chega a tremer, coisa que não acontecia quando era criança, hoje tenho 25 anos, e acredito na administração pública municipal de Ilhota, mas o que falta, e muito é a consciência dos moradores, vamos pensar uns nos outros, e nos ajudar que com certeza tudo vai melhorar....
Graciely
24/01/2012 12:47
Apenas fazendo uma ressalva, os trabalhos não foram iniciados na metade do ano passado, em 2011, e sim em 2010 já. Depois do segundo semestre de 2010 já se mexia nas estradas do Baú com a obra de drenagem e depois a colocação do calçamento. Fora, que quando começaram a fazer o calçamento já se via que não estava bom. Em menos de uma, duas semanas depois de concluído determinados trechos o calçamento estava ruim. Incluisve certos trechos onde foi feito na pista total, sem deixar o trânsito em meia pista, pois havia a possibilidade de se usar um desvio, apresentou problemas. Depois querem dizer que a obra para ser bem feita não dá para ficar em meia pista e como se explica esta situação? Na frente da minha casa tem calçamento, já feito há anos, e está melhor do que o de hoje.
cecilia werner
01/03/2011 08:22
Tem politicos que não tem personalidade propria precisasam de um impurranzinho (critica)parece que funciona acordaram novamente braço do bau está em obras a todo vapor vamos torcer que de certo eu acho que esse povo é bem paciente de suportar certas tolerancias não sou partidaria mas gosto de observar politicos criativos e dedicados a sua função
Jaqueline
27/02/2011 21:47
Pessoas. Sejam mais adultas, todos sabem as dificuldades que o municipio esteve passando por deslizamentos novamente. não adianta levar plo lado da politica. a 4 anos fui embora de ilhota! e hoje quando vou visitar a cidade é outra cidade, incrivel o grau de crescimento que teve nesses ultimos anos, o aumento de empregos. agora nao levem esses acontescimentos por partidos politicos,eh uma democracia ganha quem tem mais votos, e quem vota é o povo, então nao foram nenhum nem 2 pessoas que votaram e sim grande parte da populaçao e ae tem mais 1ano com essa administração vcs querendo ou nao. agora pare e percebam o que era ilhota a 7 anos atras, e como esta ilhota hoje
Menina
27/02/2011 17:11
Não é só o Baú que está a beira de um caos.São os bairros de Ilhotinha, Missões, Minas, Boa Vista, centro, Vila Nova e por e aí vai os demais bairros. calçamento??? O que é mesmo calçamento? faz tanto tempo que não fazem mais nada , que preciso ir até o dicionário para saber o que significa a palavra calçamento.
Euzinha
25/02/2011 19:19
Esse é o tal movimento de renovação que o Sr Ademar e sua equipe pregava...
Falta tudo....e sobra incompetência
Gabriela
25/02/2011 07:52
Acho uma vergonha pra autoriadade pública deixar isso acontecer. Onde está o dinheiro?? Onde está capacitação desses profissionais??
Será que essa autoridade pública está capacitada para estar nesse poder, deixando a comunidade dessa forma??? O Baú nunca teve tão abandonado e "acabado", as estradas estão virando verdadeiras "picadas". Estou com esperança (afinal é só o que me resta) Sr. Valdir na sua palavra, tomara mesmo que os funcionários voltem pra terminar a obra, ou será que é mais uma das mentiras pra enganar a comunidade do Baú?!?!?
Leandro
24/02/2011 18:49
É o mesmo problema enfretado no bairro das Missões, na entrada da Ilha Bela (frente do Catavento) e em outras ruas. Fazem esse serviço de porco (que me desculpem os porcos) e provavelmente desviam o dinheiro.
Fabiana
24/02/2011 15:43
Este é o Prefeito da Ilhota, e ainda falta dois anos pra ele neh.
Carlos
24/02/2011 13:28
E uma pouca da vergonha, o povo da Baú não merece isso...Que decepção. GASTANDO NOSSO DINHEIRO QUE TANTO TRABALHOMOS PARA PAGAR NOSSOS IMPOSTOS.
cecilia werner
24/02/2011 10:09
Raul Seixas o dia que a terra parou ! Será que dois veriadores e o vice prefeito não cosequiram chegar em tempo para avisar o secretário de obras que nesse trageto trafegava gargas pesadas ? consulte o ex prefeito para saber o segredo de um calçamento a prova de chuva e cargas pesadas para não estrapular o dinheiro publico e castigar os seus proprios eleitores fazendo tragetos perigosos para um resultado transtornado ao menos consulte alguem que entenda do asunto para ver se o material é adequado para essas obras e coloquem placas de sinalização é o minimo de respeito para não fazer os condutores de besta que por aí precissam passar
Thiago
24/02/2011 09:40
Se o problema é o trafego, porque não fizeram um base boa para depois sim colocar as lajotas, mas como andam fazendo por ai, nivelando e jogando uma areinha até os carros de 1000 kilos arrebentam tudo.Estão torrando nosso dinheiro publico, aplicando em obras sem controle e qualidade.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.